Usina de Letras
Usina de Letras
120 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50569)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->7. COMO DECIDIRÃO VOCÊS? -- 03/07/2002 - 07:32 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

“A Deus o que é de Deus e a César o que a César pertence”, eis um dos mais sublimes ensinamentos de Jesus. Cumprem vocês esse mandamento da lei universal da justiça? Estabelecem o devido paralelo, distanciando convenientemente o que é dos homens daquilo que se deve a Deus? Se assim souberem proceder, harmonizando sua vida espiritual em consonância com os preceitos evangélicos, estejam certos de que de vocês será, na verdade, o reino de Deus. Caso, no entanto, optem por dar tudo a César, olvidando o sagrado dever de agradecer a Deus as dádivas que recebem, estejam atentos para as punições que sobre vocês recairão, iniludivelmente. Aos fracos de espírito, destina-se futuro de grandes trabalhos e profundos sofrimentos. Não temem vocês este vaticínio? Então, não estão utilizando os poderes mentais que lhes foram dados e criam leões que os devorarão, a seu tempo.

Antes de mais nada, faz-se mister compreender as fontes da ação virtuosa, assimilando integralmente as palavras do Cristo contidas nos Evangelhos. Desse modo, estarão aptos a enfrentar os percalços da vida, superando os males que ora os afligem, colocando-os nos seus devidos lugares, discernindo as causas que lhes deram origem. A descoberta das causas possibilita a compreensão por inteiro do fenômeno. A dor, muitas vezes, advém de fatos pregressos ocorridos em vidas anteriores e isto, evidentemente, não é fácil de detectar. Só constante dedicação ao estudo, fé sublime na espiritualidade, vontade tenaz é que podem oferecer garantia de elucidação dos problemas pessoais que atormentam a cada um. Atenuar ou não a dor vai depender desse conhecimento, pois o indivíduo poderá até orar para nela permanecer, sabendo que, através dela, conseguirá mais rapidamente a sua redenção. Outros poderão solicitar alívio momentâneo, uma vez que suas forças falecem, a impedir que se tire proveito da provação.

Tudo, como se vê, está ligado ao procedimento espiritual, principalmente aos elementos morais em que, a cada passo, se encontra o homem envolvido. Saber agir com discernimento é tudo que se lhe pode pedir, enquanto encarnado. Esse discernimento está na raiz do desenvolvimento sadio da consciência, que é a meta final de todos os seres criados por Deus. A volubilidade, que é tida como própria dos homens, deverá substituir-se pela persistência na prática do bem. O desamor à humanidade, que é tomada como amálgama de coisas e não como a fraternidade dos seres, deverá trocar-se por amor comedido, que resulte em trabalho incessante de auxílio e de compaixão. A intemperança, que leva ao suicídio moral e que assim será cobrada, deverá ceder à morigeração dos costumes, ordenando-se os procedimentos da mesa e da cama por princípios de moderação alimentar e sexual, que propiciarão, a seu tempo, profundo equilíbrio psíquico, o qual reverterá em benefícios sociais de monta. A inconstância do caráter, que flutua entre atitudes de extrema fragilidade e outras de extraordinário desprendimento, cederá à força da vontade e da inteligência superiores, de modo a estabilizar o comportamento, voltado para a prática evangélica mais perfeita. Vocês estarão em condições de usufruir vida espiritual de intensas alegrias. Mesmo o sofrimento mais atroz será compreendido como carma necessário.

Essas regras de bem viver lhes estão sendo esclarecidas, porque de vocês está desaparecendo o interesse pelo convívio com a justiça. É preciso que restabeleçam os laços de amor e caridade, é verdade. Mas não podem esquecer-se de que, sem justiça, sua caridade é manca e seu amor coxeia. Às cegas, só existe a justiça dos homens. A justiça divina tem os olhos bem abertos e tudo vê e a tudo provê. Quem duvidar disto em sua pobreza de espírito terá na boca o amargor das decepções e do arrependimento. Não abusem de suas mesquinharias. Dediquem-se ao cultivo das virtudes e, tão logo começarem a perceber os mecanismos que regem a vida, terão a visão exata e correta da verdade de nossas palavras. O dia estará próximo de sua redenção e terão o coração leve, podendo ufanar-se de ter conseguido, por esforço próprio, adentrar os portões gloriosos da vida eterna.

Sua fraqueza poderá vir a ser bem de extraordinária força, se conseguirem transformá-la em virtudes, através dos sacrifícios carnais, que lhes parecem tão grandes mas que, na realidade, são bem pequenos, diante dos sofrimentos horríveis que os aguardam nas cavernas. O seu inferno, aquele que imaginam em sua literatura, não é nem a milésima parte do verdadeiro inferno moral que está à espera dos que renegarem os benefícios de vida regrada, em favor dos amaldiçoados interesses pelo usufruto dos prazeres materiais.

A vocês, foi dado poder de decisão. Decidam bem agora para decidir para sempre, pois até a falta dessa faculdade vocês lamentarão, caso optem pelas facilidades terrenas. Postergar a decisão é já decisão errônea. O que lhes pedimos é para ser decidido neste instante, no momento mesmo em que estão lendo ou ouvindo estas palavras. Se não têm certeza de sua veracidade, recorram aos mestres iluminados do espiritismo, que são tantos e que existem mesmo aí perto de vocês. Mas não titubeiem: reflitam sobre sua vida e tomem a decisão mais acertada.

A verdade eterna se encontra em suas mãos. Aqueles que escolherem estar com Deus, com Deus estarão, certamente, pois, em verdade, ele lhes prometeu todas as bem-aventuranças.

Maciel.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui