Usina de Letras
Usina de Letras
269 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Nezinho Costa
Destaque esse autor
Site:
Perfil:
Nascido Nemésio Rodrigues Costa Filho, em 28 de Julho de 1965, filho de Nemésio Rodrigues Costa, lavrador e celeiro, e de Adelina Maria de Araújo, costureira, em São Francisco/MG, Casado com Angela Maria de Araújo Almeida, com quem tem 06 filhos, sendo: Vinícius Aruanã, Janaina Yassanã, Alexis Ayuri, Yaagob Ayrumã, Nemésio Rodrigues Costa Terceiro e Ariel Arnã.
Desde cedo chamado por Nezinho Costa, é nome adotado em todos os seguimentos de sua vida.

Editor de Jornal:

Não consegui tornar-me editor de um Jornal, como sonhara, mas consegui ser REPÓRTER, de um jornal regional, com circulação no Norte de Minas Gerais: O Observador (1991).

Editei meu próprio periódico ( O Teimoso), informativo local (Montes Claros/MG) de caráter político-social que chegou a abalar as estruturas do poder político na cidade, dadas suas críticas e fatos relatados, permanecendo em circulação por três anos (1992/1994).

Editei o Informativo Unammoc, também local de caráter político-social, responsável pelo intercâmbio entre as autoridades e o movimento associativista de Montes Claros. Circulou por cinco anos (1993/1997).

Editei o Informativo Fammams, regional e político-social. Circulou por um ano (1995).

Atuei como Consultor de vários Informativos locais e alguns de outras cidades brasileiras, como Pirapora, Januária, Mato Verde e outras (1993/2000).

Radialista

Dirigi e apresentei um Programa de Rádio pela Rádio Terra de Montes Claros 760 Khz, pelo período de dois anos (1995/1997).

Montei minha própria rádio (Rádio Livre de Montes Claros 101,3 FM), onde apresentei um programa de caráter político, social e filantrópico, valorizando, sobretudo, a cultura Nortemineira (1997/2001).

Professor de Informática:

Aproveitando-me dos recursos oferecidos pelo PowerPoint, programa de computador da Microsoft®, elaborei uma nova forma de ensinar informática que, devido ao baixo custo de manutenção, possibilitou o ensino da computação à pessoas de baixa renda.

Indo mais além, e utilizando-me dos recursos HTML, elaborei um curso de informática para uso tanto em PC´s como em Redes, o qual pode ser disponibilizado na Internet.

Tenho, elaboradas e prontas para uso impressas ou on-line, várias Apostilas de vários cursos de informática, envolvendo a quase totalidade da computação.

Construo, construí e administro, várias Home-pages na Internet.

Escola de Informática:

Fundei a Escola de Informática da Segur & Byte, empresa Costa & Cia. Ltda.

Segurança e Investigações:

Com a fundação da Segur & Byte oficializou-se, enfim, o exercício das profissões de Segurança e Investigador Particular, por mim e minha equipe.

Possibilitou, ainda, a oficialização dos cursos e treinamentos nessa área, podendo-se expedir certificados.

A Segur & Byte é mais que uma simples escola de informática:

É uma agência de Segurança e Investigações;

É uma agência de Prestação de serviços;

É um ESCRITÓRIO VIRTUAL na Web.



Reforma Agrária

Motivo de um livro (de minha autoria, é claro), a ocupação da Fazenda Vovó, no município de Jaíba/MG, foi uma de minhas realizações. Há época, com 18 anos de idade, chefiei uma "força de ocupação" de 100 famílias, permanecendo no local por seis (06) meses. O poema "O Ex-líder Jacarandá" relata tal odisséia. A fazenda ocupada foi devidamente desapropriada pelo governo e entregue a posseiros necessitados.

Socialização

Iniciado na política comunitária em meados de 1982, então como presidente de uma comissão de moradores de uma "Agrovila" (nome pomposo para uma área de assentamento de sem-terras onde cada qual buscava a sobrevivência com sacrifícios extremados) no município de Jaíba/MG, ali descobri as agruras advindas da lide com gente.

Contudo, foi também ali, que aprendi sobre os valores morais e éticos de uma comunidade, liderando pessoas com interesses diversificados e propensas aos mais torpes sacrifícios para atingirem suas metas.

De presidente de uma comissão de moradores (Linha 5, Nova Cachoeirinha/Manga/MG) passei a integrar a diretoria de uma associação classista (Associação dos Posseiros da Jaíba), fui eleito presidente de uma associação de bairro (Associação de Moradores e Amigos do Bairro Cidade Cristo Rei de Montes Claros/MG), chegando a presidente de uma união municipal (União das Associações de Moradores de Bairros, Vilas e Distritos de Montes Claros/MG - UNAMMOC) por três mandatos consecutivos, idealizador de uma federação regional de associações de moradores (Federação das Associações de Moradores dos Municípios da Área Mineira da Sudene - FAMMAMS), vice-presidente de uma federação estadual (Federação das Associações de Moradores do Estado de Minas Gerais - FAMEMG) e conselheiro de uma confederação nacional (Confederação Nacional das Associações de Moradores - CONAM). Uma escalada!

Por onde passei deixei minha marca e meu nome ficou gravado a fogo na mente daqueles que comigo conviveram. Liderei com democracia sem, contudo, perder o controle da situação. A dissertação "Corruptividade" retrata a verdade.

Mobilização

Como representante máximo do movimento comunitário no Norte de Minas pude realizar alguns feitos. Por exemplo:

Realização do 1º Congresso das Associações de Moradores de Montes Claros, primeiro evento a reunir mais de 100 associações de Montes Claros em um mesmo local e por um período de 03 dias, contando, ainda, com a participação de 45 associações de municípios do Norte de Minas.

Realização do 1º Congresso das Associações de Moradores do Norte de Minas, com a participação de associações da maioria dos municípios do Norte de Minas e de representantes da FAMEMG e da CONAM, quando foi, então, fundada a FAMMAMS - Federação das Associações de Moradores dos Municípios da Área Mineira da Sudene.

Realização de várias Plenárias comunitárias, destacando a Plenária de Recursos Hídricos, a qual contou com a participação do deputado estadual Roberto Amaral e de um técnico da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, cedido por aquela casa.

Reconhecimento

Devida a minha intensa atividade a frente do movimento comunitário algumas pessoas se arvoraram em lançarem minha candidatura, inicialmente a deputado estadual de Minas Gerais e, posteriormente, a vereador de Montes Claros/MG. Declinei de ambas as propostas estando, contudo, simpático à segunda, ainda.

Capacitação Profissional:

1982 - Gerencia o Sítio Nossa Senhora das Graças, no município (hoje) de Jaíba/MG, exercendo as funções de "Lenhador, Carreiro, Carvoeiro e Agricultor".

1983 - Trabalha como "Irrigante" e "Vaqueiro" no projeto Paraguaçu (Janaúba/MG).

1984 - Conclui Curso Profissionalizante de Investigador, passando a exercer a profissão desde então, colaborando com a Polícia Civil na elucidação de muitos crimes (Janaúba/MG)

1988 - É contratado pela SISAN - Sociedade Industrial Santos & Antunes Ltda.(Montes Claros/MG), empresa de beneficiamento de algodão, com quadro funcional, à época, de cerca de 400 pessoas;

Funções exercidas:

Supervisor de Apontamentos (Apontador)

-Auxiliar de Deptº. Pessoal

-Pagamento de pessoal

Encarregado de Deptº. Médico

-Cadastro para consulta

-Encaminhamento/especialista

-Manutenção de farmácia

-Manutenção de banco de dados

Auxiliar de Deptº. Segurança do Trabalho

-Controle de EPI

-Supervisão equipamentos/risco

-Primeiros-socorros

-CAT

Presidente da CIPA

1989 - Ainda na SISAN é encarregado de organizar o Serviço de Segurança Patrimonial da RIMO INDUSTRIAL LTDA., empresa do mesmo grupo da primeira, tendo elaborado o currículo e ministrado o Curso de Segurança Patrimonial da empresa, para uma equipe de 12 (doze) homens.

Funções exercidas:

-Autor do Curso

-Coordenador do Curso

-Coordenador do Serviço de Segurança Interna

1989 - É contratado pela RIMO INDUSTRIAL LTDA. como Agente de Segurança, encarregado da segurança patrimonial das empresas RIMO e SISAN.

Funções exercidas:

-Chefia de Segurança;

-Controle de entrada e saída de veículos;

-Controle de entrada e saída de pessoas;

-Controle de entrada e saída de produtos;

-Controle de estacionamento;

-Tabela de serviço e revezamento;

-Controle de carga horária;

-Escolta executiva;

-Guaritas;

-Manutenção de Arsenal;

1990 - É contratado pela empresa SISA TRATORES (Montes Claros/MG) como Coordenador de Segurança Patrimonial.

Funções exercidas:

-Controle de acesso de pessoas;

-Controle de entrada e saída de veículos;

-Escala e revezamento;

-Apontamentos.

1990 - É encarregado da Segurança Pessoal de Aurindo Ribeiro, vereador de Montes Claros, candidato a Deputado Estadual.

Funções exercidas:

-Guarda-costas;

-Assessor pessoal

1991 - Cria e executa o Calendário Festivo do bairro Cidade Cristo Rei, dando início ao trabalho de socialização da "Favela do Feijão Semeado", em Montes Claros/MG.

Funções exercidas:

-Elaborador de Projetos;

-Coordenador de Gincanas;

-Diretor de Campanhas Sociais.

1991 - Trabalha como Correspondente do Jornal "O Observador".

Funções exercidas:

-Repórter

-Colunista

1992 - Assume o Serviço de Segurança de Campanha do Deputado Federal Dr. Luiz Tadeu Leite, então candidato a prefeito de Montes Claros, dirigindo equipe de 85 pessoas.

Funções exercidas:

-Coordenação Geral

-Segurança Patrimonial de Comitês;

-Segurança Patrimonial de Residências de Candidatos;

-Segurança de Showmícios;

-Segurança de Gincanas;

-Segurança de Reuniões fechadas;

-Guarda-costas dos candidatos;

-Escolta deslocamento comum;

-Escolta deslocamento em carreata;

-Contra-espionagem;

-Contra-terrorismo.

1992 - Conclui o Treinamento Programado IOB "CHEFIA E LIDERANÇA".

1993 - Assume a Administração da UNAMMOC, maior entidade associativista de Minas Gerais, encarregado da organização e manutenção de aproximadamente 150 associações e conselhos comunitários.

Funções exercidas:

-Administração de escritórios;

-Coordenação de reuniões e plenárias;

-Coordenação de seminários e congressos;

-Coordenação de eleições;

-Mediação de resolução de conflitos;

-Captação de recursos;

1994 - Assume a Coordenação de Eventos Comunitários de Campanha do Deputado Estadual Dr. Roberto Amaral, dirigindo equipe de 17 pessoas.

Funções exercidas:

-Coordenação de torneios e gincanas;

-Coordenação de equipes de campo;

-Coordenação de serviços de som externo

1996 - Assume a Chefia da Seção de Coordenação e Desenvolvimento Comunitário da Prefeitura de Montes Claros.

-Funções exercidas:

-Reorganização Estrutural do Movimento Associativista Comunitário em Montes Claros

1996 - Assume o Serviço de Segurança de Campanha do Dr. Atos Avelino Pereira, candidato a prefeito de Montes Claros, dirigindo equipe de 88 pessoas.

Funções exercidas:

-Coordenação Geral

-Segurança Patrimonial de Comitês;

-Segurança Patrimonial de Residências de Candidatos;

-Segurança de Showmícios;

-Segurança de Gincanas;

-Segurança de Reuniões fechadas;

-Guarda-costas dos candidatos;

-Escolta deslocamento comum;

-Escolta deslocamento em carreata;

-Contra-espionagem;

-Contra-terrorismo.

1997 - Funda e passa a dirigir a Rádio Livre de Montes Claros FM, operando em 101,3 Mhz, chegando a alcançar relativo sucesso com bons índices de audiência, mantendo no "Ar" programas e campanhas educativas, principalmente com relação à prevenção a AIDS e ao combate ao uso e tráfico de substâncias entorpecentes.

Funções exercidas:

-Captador de recursos;

-Programador musical;

-Operador de áudio;

-Locutor;

-Diretor.

1998 - Assume a coordenação do Grupo de Apoio à campanha do Embaixador Itamar Franco ao Governo de Minas Gerais, a serviço do Deputado Federal José Saraiva Felipe e do Dr. Luiz Tadeu Leite.

Funções exercidas:

-Coordenação de distribuição de propaganda;

-Levantador de eventos;

-Agendador de compromissos;

-Contra-espionagem.

1999 - Inicia o Programa Sócio-Educativo de Ensino da Informática a pessoas de baixa-renda - "Programa Educacional Informática Cidadã", elaborando e dirigindo os próprios cursos.

Funções exercidas:

-Programador;

-Instrutor;

-Técnico de hardware;

-Diretor.

2000 - Funda a Segur & Byte Ltda., micro-empresa voltada para a prestação de serviços diversos e ensino da informática, atuando como construtor e administrador de Home-pages (Webdesigner e Webmaster).

Funções exercidas:

-Gerente;

-Webdesigner;

-Webmaster.



Livros Publicados:

 
 
Destaque esse autor
 
Fale com o autor