Usina de Letras
Usina de Letras
32 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62036 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10286)

Erótico (13562)

Frases (50444)

Humor (20013)

Infantil (5404)

Infanto Juvenil (4738)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140746)

Redação (3294)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6154)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Andréa Paiva Rio
Destaque esse autor
Site:
Perfil:
Dados Pessoais
Filiação: Iberê Santos Paiva Rio e de Maria Cristina de Barros Paiva Rio Data de Nascimento: 20 de julho de 1964 Local: São Paulo –SP Estado Civil: Divorciada Filhos: 3 (Atualmente residentes em São Paulo) – NICOLE Paiva Rio Erpenbeck, 01.12.1987 - KAIO Paiva Rio Erpenbeck , 01.09.1992 - LÚCIO Paiva Rio Erpenbeck, 02.03.1995
Empregos 1984 – 1985 Walter Denver São Paulo - SP
Responsável pelo Áudio Visual dos Cursos de Marketing administrados por esse profissional, assim como assessorá-lo diretamente durante os cursos.
 Eram cursos personalizados para treinamento de funcionários de empresas que objetivavam atualizar, agilizar e renovar sua equipe de Marketing.
1985 – 1986 Arquitetos Associados São Paulo - SP
Desenhista
 Depois de ter feito um freelancer para o acabamento de lay-out em projeto de condomínio fui contratada como “aprendiz”, onde além de aprender mais sobre desenho arquitetônico era responsável por todo designer de decoração para as plantas demonstrativas.
 Representei o escritório em concurso da prefeitura para a criação das cabinas de guarda de transito na cidade de São Paulo, tendo meu projeto sido executado na Av. Paulista
Março /Outubro 1990 Hotel Barmair Am See Tegernsee, Alemanha H Hotel 5 estrelas
Cozinheira da Cantina dos Funcionários
 Primeiro emprego na Alemanha o objetivo era aprender o idioma.
 Curiosamente executei muito pouco o serviço para o qual fui contratada, sendo constantemente remanejada para a cozinha principal passando por todos os departamentos de uma cozinha clássica francesa.
Fins de 1990 VITRINISTA Tegernsee e imediações, Alemanha
Vitrinista Freelancer
 Criei e executei vários projetos de vitrines para o comércio local.
 É interessante observar que nesta região da Alemanha existem muitas pequenas cidades separadas apenas por alguns quilômetros, as vezes por apenas uma ponte ou uma linha imaginária numa rua, executei esses projetos numa circunferência de 50km.
Fev. 1991/Set. 1995 TEXTILE Bad Tölz, Alemanha
Designer , Assessora direta da Estilista responsável.
 Responsável pela criação de estampas, bordados, silk-screem e outros relativos.
 A Textile é uma empresa terceirizada de uma das maiores confecções alemãs, Ursula Neuhauser, uma das únicas a estar na Bolsa de Valores daquele país.
Formação Eu terminei o colegial em 1983 no COLÉGIO OBJETIVO em São Paulo. Escolhi como terminalidades diversas áreas: Arquitetura, Analises Químicas e Biológicas, objetivando fortalecer meus conhecimentos nas áreas que menos me agradavam.
Eu prestei vestibular 6 vezes, tendo entrado todas as vezes para a faculdade:
USP –- Arquitetura -- Não efetivei matrícula devido ao falecimento de minha mãe.
USP –- Jornalismo -- O curso não me agradou.
ESPM –- Publicidade -- Aconselhada por consagrados profissionais da área, que me ofereceram diversos estágios em suas agências e ocasionais trabalhos freelancers acompanhados dos devidos ensinamentos, resolvi-me não cursar a faculdade.
OSEC –- Medicina -- Meu pai queria um diploma, cursei até a primeira aula prática num cadáver.
USP -- Grego -- Meu pai continuava querendo um diploma, a escolha desse idioma foi pura curiosidade. Não cheguei a cursar.
UCS -- Hotelaria -- Depois de conhecer meu ex-marido que pretendia fazer esse curso, então somente existente em Canela, resolvermos que faríamos o curso juntos para mais tarde abrirmos nosso próprio negócio. Eu parei a faculdade devido a minha primeira gravidez.

Tendo vindo para Caxias do Sul com 7 anos cursando a 2ª série fui uma das primeiras “alunas” a ser matriculada no COLÉGIO NOSSA SENHORA DO CARMO, até então era este um colégio masculino. Lá freqüentei as 2º,3ª,6ª, 7ª e 8ª. A 4ª e a 5ª fiz na ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE VARGAS, pois era esse considerado o mais forte na época. O 1º colegial o fiz na ESCOLA ESTADUAL CRISTÓVÃO DE MENDONÇA, o 2º no COLÉGIO SÃO CARLOS. E tendo retornado a São Paulo passei uns meses no COLÉGIO PUERI DOMUS onde a matrícula só é feita após uma complexa sabatina, confesso não gostei da escola de princípio, mas a incredulidade da diretora no ensino Riograndense me incitou a provar-lhe o contrário. O ego confirmado mudei-me para o COLÉGIO OBJETIVO instigada pelos revolucionários métodos que propunha a escola, na época de pouca credibilidade e hoje de sucesso conhecido.

Faz-se necessário também dizer que desde os meus três anos eu pinto a óleo, e durante minha toda existência não abandonei nunca o prazer, a arte e o conhecimento de criar, aprendendo de forma autodidata várias técnicas em diversos ramos da arte. (pintura, teatro, escultura, artesanato, música, literatura).
Associações comerciais Em 1996, na Alemanha, entediada da vida de dona de casa, procurei algo que
ocupasse meu intelecto, busquei um desafio.
Meu primeiro computador havia sido um PC-500 ( o primeiro computador pessoal lançado no mercado , baseado em linguagem COBOL – 1981), minha idéia era aprender produção gráfica nessa tão nova tecnologia. Enquanto ela pensava eu era capaz de produzir três vezes mais desenhando manualmente.
A antipatia virou ojeriza, portanto sentar diante de tal máquina, mesmo anos tecnológicos a frente, me pareceu um desafio de bom tamanho. É verdade que no primeiro ano levei algumas surras, mas nem elas me fizeram desistir da minha aprendizagem autodidata, ao contrário, me incentivaram mais ainda.
Dessa forma:
A Artista plástica impressionou-se com as formas da imagem; a Publicitária, com os efeitos de impacto; a Designer com a plasticidade do material; a Escritora com o espaço de divulgação.
No encontro da verdadeira expressão de força da imagem, do veículo e da informação, a mulher de Marketing lançou-se na execução...
Na união do cérebro humano e a técnica, por ele próprio desenvolvida, gerou-se a Webmaster.
Daí criou-se a personagem, Yadeshka, juntou-se ao mitológico Dragão, o sem Nome, numa dimensão de criatividade... Nascendo assim YADESHKA ATELIER VIRTUAL, um home office cooperativo que viria a conciliar minha vida profissional e a necessidade de permanecer em casa cuidando de meus filhos, uma vez que me separei.

Recentemente, associada a um amigo criamos um segundo projeto de escritório virtual, nascendo assim a VisiOnauta WebDesign ( Ver CD)
Trabalhos voluntários 2000
Dei aula de teatro na Escola Estadual Leila Sabino, em São Paulo.
 Em 1981 freqüentei as aulas práticas do curso de Artes Cênicas na UCS, à convite do professor após ter me assistido em monólogo durante uma gincana no Colégio São Carlos, lá não só atuei como escrevi peças . Estreada na UCS, “VERDE, QUE TE QUERO VERDE” – Uma pantomina eclógica com título inspirado no conhecido poema de mesmo nome - foi convidada pelo Recreio do Juventude a ser reprisada na sua sede social.




Publicações  Fiz no decorrer dos últimos 4 anos vários sites para a internet, ou parte deles, criação de banners, de imagens, de vinhetas, flashs, introduções, menus, e-mails publicitários, logotipos e outros. (VEJA CD ANEXO).
 Fui uma das primeiras pessoas a publicar um livro virtual na internet (também no CD), publicando uma crônica de minha autoria sem intuitos promocionais, quase por brincadeira.
Hoje, “ A HISTÓRIA DO PEIXINHO VERMELHO – Uma crônica existencial” têm praticamente uma vida própria sendo indicado em vários sites de buscas e especializados nesse tipo de literatura. Eu publiquei sem preocupação com a divulgação, indicando-o apenas a amigos virtuais.
 Em 1979 (não estou certa do ano) participei de um concurso da FRAS-LE que visava a criação do carro alegórico para participação da Festa da Uva, nesta época eu tinha 14 anos e meus concorrentes eram arquitetos, agencias de publicidade e funcionários dessa empresa. Escolhida foi a minha idéia que executada desfilou naquele ano.
 Ganhei outros concursos em diversas áreas onde a criatividade era exigida, participei por puro prazer em criar. Na arte sou despretensiosa, quase egoísta, crio-a para mim, pelo meu prazer, sem pretensão de divulgação ou venda. Eu a crio, ela nesce de mim, que siga então seu próprio caminho.
Idiomas A meia volta ao mundo durante meses de férias na companhia de minha família abriram as portas da comunicação. Falo fluentemente o Espanhol e o Alemão. Brincadeiras em italiano, latim, grego, russo e japonês faz com que eu tenha facilidade de comunicação mesmo em idiomas que não pratico.
Quanto ao “indesgrudável” inglês, prefiro usá-lo somente quando imprescindível, tendo vivido 2 anos nos USA durante minha infância (1966 e 1967), tive-o por bom tempo como segundo idioma, porém com o tempo criei antipatia, quase anti-americana. Conhecidamente, na informática ele é praticamente a “língua mãe”, não tenho dificuldades em compreendê-lo, traduzi-lo ou escrevê-lo, mas criou-se um certo bloqueio para falá-lo.

Pontos positivos Visto por esse curriculum, sou uma pessoa bastante eclética, de múltiplos interesses em diversas áreas, de natureza comunicativa e sofredora de excesso de criatividade, pois não há tempo hábil suficiente para executar todas minhas idéias.
Manejo com destreza produto eletro-eletrônicos. Sou curiosa de conhecimento constante. Possuo grande capacidade de aprendizagem, assim como de observação e conclusão. Há muito descobri que a leitura é a melhor forma de adquirir conhecimento, e que sempre há algo mais para se aprender.
Pela minha formação talvez se conclua precipitadamente, e equivocadamente, que eu seja uma pessoa inconstante. Não é verdade, tenho uma personalidade forte, sou decidida a perseguir objetivos, perseverante e não me deixo levar por limitações, buscando sempre a solução de qualquer problema.
Tenho uma vontade inesgotável de trabalhar. Sou perfeccionista e detalhista.

Pontos negativos É necessário que sejamos críticos para conosco mesmos, somente assim poderemos evoluir como seres humanos.
Eu não posso me considerar uma pessoa comum, não sei se por não ser comum, ou se não sou comum pela próprio trajeto existencial. De qualquer forma, e mesmo não querendo parecer incomum, existem pessoas que me admiram pelo meu jeito próprio de ser, assim como pessoas se assustam com ele.
Tenho o relógio biológico de um noctívago, e sendo assim tenho problemas para cumprir, por mais que me esforce, horários matutinos, o que é compensado com enorme resistência para não descansar enquanto o serviço não estiver pronto, pulando almoço, janta e na responsabilidade de cumprir prazos determinados.
Sou fumante, capaz de autocontrole e respeito aos não fumantes, penso em parar de fumar.
Não tenho paciência com ignatos, compreendo a ignorância, pois enquanto a primeira é irremediável, a segunda é a ausência de informação.
Não sou vendedora, apesar de muitos conhecimentos da técnica do marketing não me presto ao contato público direto, costumo dizer que “sou incapaz de vender um prato de comida para um miliordário faminto”. Minha área é a “criação”, “planejamento” e “organização”.





Livros Publicados:

Só livros virtuais... Escrevo para mim, o resto é só diversão!
 
 
Destaque esse autor
 
Fale com o autor