Usina de Letras
Usina de Letras
360 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62846 )
Cartas ( 21345)
Contos (13290)
Cordel (10349)
Crônicas (22569)
Discursos (3245)
Ensaios - (10544)
Erótico (13586)
Frases (51241)
Humor (20120)
Infantil (5546)
Infanto Juvenil (4876)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1380)
Poesias (141110)
Redação (3343)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2440)
Textos Jurídicos (1965)
Textos Religiosos/Sermões (6308)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Etel Frota
Destaque esse autor
Site:
Perfil:
Etel Frota

49 anos, paranaense nascida em Cornélio Procópio, viveu os anos 70 em Londrina. Há vinte anos mora em Curitiba.
Adolescente, estudou aquele piano das moças bem educadas da época, durante alguns anos. Acabou desistindo e foi ser médica.
Clínica Geral atuante, e afastada do fazer musical desde o desenlace com o piano, lhe acontece, em 1993, (aos 41 anos de vida), de começar a escrever poemas, a compor canções, e a conceber roteiros para alguns espetáculos musicais, de forma eventual e diletante. Volta a estudar música, em cursos livres e oficinas no Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba. Desde então, teve aulas com Sergio Natureza, Sergio Ricardo, Roberto Gnatalli, Fátima Guedes, Carlos Sandroni, Nelson Sargento, Indioney Rodrigues, Liane Guariente, Pablo Robalo Trindade, Marcos Leite, Regina Lucatto, Ryta de Cassia.
Em 1997 inscreve três canções (duas em parceria) no II Festival de Compositores do SESC da Esquina, que são classificadas para a fase final. Duas delas (as em parceria...) são premiadas com o primeiro e segundo lugares. Segue-se o processo de gravação das três faixas do CD, novos parceiros, e a inevitável conclusão de que é melhor letrista do que compositora de melodias. Seu envolvimento com poesia e música se torna público e notório. É chegado seu momento do “ou dá ou desce”, e opta por permanecer a bordo. A médica ainda sobrevive por pouco mais de um ano, mas acaba morrendo de inanição e tédio.
Desde 1999, atua de forma exclusiva como escritora/compositora/produtora/roteirista.
Como produtora e/ou roteirista, esteve presente nos trabalhos – “Mostra Ensaios”, evento multimídia do artista plástico Eduardo Tadeu, “Caymmi, Bahia, Utopia”, com o Vocal Curitibôcas , “Natal no Bosque”, com os trios vocais O Tao do Trio, Noivas do Allfreddo, As Tres Marias, “Estrelas Guia”, lançamento do CD de Lydio Roberto, “de Ícaros e Dédalos - um musical poético”, com vários artistas do Paraná, “Camera Pop”, lançamento do CD de Iso Fischer, “Um Sol Maior” com Alice Ruiz e Rogéria Holtz, “Alphonsus de Guimaraens, o poeta da Lua”, com Iso e Ana Clara Fischer, Oswaldo Rios e Ismael Scheffler, apresentado no Perhappiness 2000. Indicada para o “Prêmio Saul Trumpete 2000 – os melhores da música no Paraná”, na categoria Melhor Produtor de Espetáculo Musical, por seu trabalho em “Alphonsus de Guimaraens, o poeta da Lua”, e “Um Sol Maior”. Ambos os espetáculos também foram indicados na categoria Melhor Show Musical.
Como poeta, foi publicada pelo Buffet de Poesia. Também pelo Jornal Nicolau e pelo Suplemento Cultural do Diário Oficial do Estado do Paraná. Tem poemas e crônicas divulgados em sites de poesia na internet. Vários de seus poemas fizeram parte do repertório do projeto de radiodifusão de poesia “Poesia Nossa de Cada Dia”, na Rádio Educativa, 1997.
Na FM Educativa do Paraná (FM 97.1) produziu, em parceria com Suzie Franco, o programa “Poemoda, a canção em verso e prosa”, durante o ano de 2000. Atualmente trabalha na elaboração de um outro projeto radiofônico – “Tema, poema, canção: os itinerários da emoção”. A concepção dos dois programas e grande parte de seu trabalho como roteirista tem tratado da intersecção da literatura, muito especialmente a poesia, com a canção popular.
Compõe melodia muito eventualmente. Como letrista, tem parcerias com Marcos Leite, Cristina Lemos, Angel Roman, Iso Fischer, Liane Guariente, Indioney Rodrigues, Lydio Roberto, José Eduardo Gramani, João Egashira, Luiz Otávio Almeida. São cerca de 30 canções compostas, prontas e arranjadas, e outras tantas em processo. Algumas foram gravadas por parceiros ou outros intérpretes: Iso Fischer, Lydio Roberto , Rogéria Holtz , Coro Cabeludo, Noivas do Allfreddo Suzie Franco, Mauricio Detoni, Vocal Curitibocas.
Participou do Rumos Itau Cultural Musica 2000; foi um dos 30 nomes pré-selecionados na região Paraná/Santa Catarina, para a seleção final que resultou da Cartografia Musical Brasileira.
Recebeu o segundo prêmio do Concurso Nacional de Clipoemas - Perhappiness 2001, da Fundação Cultural de Curitiba, com o vídeo Origami, poema e roteiro de sua autoria, com música de Iso Fischer e animação de Mauricio Eduardo S.Souza.
Está em processo de publicação de Artigo Oitavo, seu primeiro livro individual de poesia, com prefácio de Thiago de Mello e a gravação de Artigo Oitavo, CD com poemas falados e/ou cantados, com produção de Rodolfo Stroeter, que também conta com a participação de Thiago de Mello.
O projeto, incentivado pelo Colégio Dom Bosco, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, tem previsão de lançamento para o início de 2002.



Livros Publicados:

 
 
Destaque esse autor
 
Fale com o autor