Usina de Letras
Usina de Letras
203 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62744 )
Cartas ( 21341)
Contos (13287)
Cordel (10462)
Crônicas (22563)
Discursos (3245)
Ensaios - (10531)
Erótico (13585)
Frases (51133)
Humor (20114)
Infantil (5540)
Infanto Juvenil (4863)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1379)
Poesias (141062)
Redação (3339)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1964)
Textos Religiosos/Sermões (6296)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Jeovah de Moura Nunes
Destaque esse autor
Site:
Perfil:
TEXTO RESUMIDO E INSERIDO NO ÚLTIMO LIVRO DE JEOVAH DE MOURA NUNES, PUBLICADO EM NOVEMBRO DE 2008, CUJO TÍTULO É: "VERSOS À REVELIA".

DADOS BIOGRÁFICOS DO AUTOR

Jeovah de Moura Nunes nasceu em Picos, estado do Piauí, no dia dois de fevereiro de 1945. Filho de funcionário público e de camponesa, o autor viveu sua infância até os sete anos entre a zona rural do agreste, no sertão do Piauí e o urbanismo, embora modesto, da cidade de Picos, cujo comércio em dias de feiras era e ainda é um dos mais notáveis naquele estado. Além de funcionário público seu pai foi poeta, escritor, e prefeito interino daquela cidade, que tem o nome de “Picos” em razão das montanhas e picos que a rodeiam com um cenário natural espetacular. Por causa principalmente das perseguições políticas sofridas em Picos, a família do autor decidiu migrar para São Paulo em 1953. Foi morar em São Simão. Em 1957 o autor, com toda família, mudou-se para Jaú e lá permaneceu até 1967. O nosso autor conseguiu em 1965, ao chegar do serviço militar obrigatório, um emprego na Secretaria da Agricultura, através de concurso público. Assim passou a viajar muito, principalmente quando foi transferido para Bauru, depois para São José do Rio Preto, Fernandópolis e finalmente São Paulo, capital. Foi em São Paulo que o Autor começou a vivenciar suas maiores experiências. Em 1969 seu pai falecera. Em 1970 casou-se com Maria Antônia Barbarossa Nunes, jovem de família italiana, tendo dois filhos, a Alessandra e o Glauber. A Alessandra é professora em Piracicaba – SP e o Glauber possui o dom da pintura capaz de transformar a casa de seus pais numa galeria de arte. A partir de 1970 o nosso Autor já possuía inúmeras poesias escritas em toda parte e versando sobre os mais variados assuntos. Em 1988 mudou-se para Jaú. Era um retorno às origens da mocidade que vivera lá. Contudo, levava uma bagagem pesada por vividas experiências na capital paulista. O autor é Autodidata. Após a conclusão do segundo grau não quis mais continuar os estudos, em razão principalmente da falta de recursos e as dificuldades de sobrevivência.
Seu currículo na literatura inclui: menção honrosa por participação em concurso nacional de poesia – Porto Alegre RS – 30.11.1989; participação em dois livros antológicos de circulação nacional em dezembro de 1992 e novembro de 1993; publicação do livro “PLEORAMA”, em agosto de 1994, com lançamento realizado na XV Bienal Internacional do Livro em São Paulo; publicação do livro “ÉS MULHER” em 1996; e publicação do livro “PREPARE-SE PARA O SUCESSO!”, também em 1996; em 2004 publicou seu primeiro livro de histórias baseadas em fatos verídicos vividos nas ruas de São Paulo, intitulado “MEMÓRIAS DE UM CAMELÔ”; publicação em agosto de 2008 do livro: “A CEBOLA NÃO DÁ ROSAS”, romance épico de 300 páginas, onde o Autor questiona o atual patriotismo dos brasileiros com relação aos heróis do passado, que morreram para que tenhamos esta grande nação; publicação do livro de poesias “VERSOS À REVELIA” em novembro de 2008, onde estão inseridas 65 (sessenta e cinco poesias). Colabora rotineiramente e por vezes intensamente, com artigos no jornal centenário “Comércio do Jahu”, desde 1988; colaborou também c/ artigos em jornais de Piracicaba SP e Picos no Piauí; possui o registro profissional de Jornalista, concedido pelo Ministério do Trabalho.
Com o livro “VERSOS À REVELIA” seu sexto livro, o Autor demonstra claramente sua enérgica capacidade de escrever no relato, na descrição, no diálogo, na poesia, que também a prosa é capaz de facultar, levando ao leitor suas visões e principalmente suas emoções, bem mais claras e objetivas, sem falsear as mesmas grandes emoções de seus personagens, sem frustrar as esperanças de quem lê juntamente com as esperanças dos personagens e sem romper com qualquer que seja o status social de todos nós. É uma leitura agradável, sensibilizada pelas emoções em cada página, em cada linha, em cada palavra, do princípio ao fim deste nobre e sublime livro de poesias, o último livro do Autor até agora.




















Livros Publicados:

"PLEORAMA" - publicação em agosto de 1994, com lançamento na XV Bienal Internacional do Livro em São Paulo;

"ÉS MULHER" - publicação em 1996;

"PREPARE-SE PARA O SUCESSO" - publicação em 1996;

"MEMÓRIAS DE UM CAMELÔ" - publicação em agosto de 2004;

"A CEBOLA NÃO DÁ ROSAS" - publicação em agosto de 2008;

"VERSOS À REVELIA" - publicação em novembro de 2008.

(colabora rotineiramente e por vezes intensamente com artigos no Jornal "Comércio do Jahu", desde 1988; colaborou também com artigos em jornais de Piracicaba, SP e Picos no Piauí; possui o registro profissional de Jornalista, concedido pelo Ministério do Trabalho).
 
 
Destaque esse autor
 
Fale com o autor