Usina de Letras
Usina de Letras
137 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Regina Celia de Souza
Destaque esse autor
Site:
Perfil:
BREVE BIOGRAFIA


Regina Célia de Souza


Nascida aos 12 de novembro de 1944, num arraial denominado São João Batista da Glória, no Estado das Minas Gerais, de família pobre, foi dada para ser cuidada a uns tios, que não sendo ricos, tinham melhores condições para assistir e educar a recém-nascida. Freqüenta dos sete aos nove anos de idade uma escola semi-rural.

Aos 9 anos, começa a escrever as suas primeiras poesias e durante umas férias passadas na casa de seus pais biológicos, participa de um concurso de declamação de poesias e canto, na rádio local de Santa Rita de Cássia, em Minas Gerais, sendo premiada com a poesia de sua autoria intitulada “Pomba Branca”. Na época já possui vários cadernos repletos de versos que ao longo da vida se perderam.

Aos 14 anos consegue uma bolsa de estudos através e a mando, do Presidente JK e do Ministro da Educação Tancredo Neves, sendo assim, aceita no “Colégio Helena Guerra”, na cidade de Santa Rita de Cássia, administrado por freiras italianas.

Aos 15 anos participa, no colégio, de um concurso de redação e foi premiada em primeiro lugar.

Tendo se mudado para Franca, interior de São Paulo, agora em companhia de seus pais biológicos, estudou no “Colégio Torquato Calheiro”, apontado como o melhor e mais concorrido colégio da região, sendo admitida por concurso em regime gratuito, por ter sido classificada em primeiro lugar.

Aos 19 anos, casa-se e interrompe os estudos, voltando a eles depois de nascida a primeira filha, então ingressando no “Colégio Técnico de Contabilidade Pestalozzi”, também em Franca, através de bolsa de estudos, por classificação em concurso estipulado por aquela instituição.

Em 1970 ingressa, ainda através de concurso público, no Instituto Nacional de Previdência Social, sendo classificada em 14º lugar, na cidade de Franca.

Em 1969 faz vestibular para o Curso de Letras da USP, no Campus de Franca, sendo aprovada na primeira fase escrita em 2o lugar e reprovada na segunda fase oral, na disciplina de Inglês, pois sua dicção não agrada a examinadora da mesa. Na época, as regras eram de uma média mínima de 5,0 em todas as disciplinas, tendo atingido uma média entre prova escrita e oral, 4,75 em Inglês e 9,5 em português, mas isto considerado como reprovação pelas normas da época, sendo que nas regras atuais não seria reprovada. Coisas da vida.

Em 1976 ingressa na Faculdade Campos Salles, no curso de Contabilidade, também com bolsa de estudos.

Em 1978 se demite do INPS para cuidar dos cinco filhos e por necessidade financeira, começa a trabalhar em casa, prestando serviços de redação, revisão e datilografia de textos envolvendo teses, monografias, livros e currículos para executivos. Viveu deste trabalho durante 26 anos. Especializa-se na elaboração de "Currículo para Executivos e Técnicos" lançando em 1985 o seu livro "Como Conquistar um Novo Emprego", o qual foi vendido 4.000 cópias e fornecido em xerox e encadernação aspiral, apenas como brinde e material de apoio a seus clientes, talvez mais de 8.000.

Em 1985, participa do concurso de poesias da Editora Freitas & Bastos, em São Paulo, com seu livro “Sublimação” e é premiada em 1o. lugar, sendo que na ocasião seu livro não foi editado por estar inacabado e a autora não se sentir na época em condições emocionais para terminá-lo, devido à separação recente do marido.

Em 1995, acometida de problemas alérgicos e gravemente doente, afastou-se do trabalho.

Em 1999 muda-se, a conselho médico, para Campo Limpo Paulista, interior de São Paulo, livrando-se dos problemas alérgicos à poluição da capital, recomeça a escrever, embalada pelos sonhos de um novo amor, o qual não teve um final feliz.

Atualmente, decidiu deixar de escrever para que outros publicassem ( ou melhor deixar de ser uma redatora fantasma) e dedicar-se aos seus escritos, mas de fato, ainda dependendo dessa atividade de redatora para a sua sobrevivência numa cidade pequena, onde não existe mercado editorial e nem tão pouco tampouco clientes para se servirem de sua assessoria em redação e revisão de textos, como outrora o era em São Paulo.

Além de “Sublimação” pretende, ainda este ano publicar, o romance “Clarissa no Mundo dos Sonhos”que está a meio palmo terminado e que fala sobre o amor, os sonhos, as fantasias e a solidão das pessoas com mais de 50 anos, sendo que para escrever este livro, desenvolveu intensa pesquisa na internet junto a sites dedicados aos mais de 50.

As poesias de ReginaCélia (ailecaniger) são construídas no estilo “versos livres” e “prosa poética”, seguindo a linha moderna, sem obedecer métrica ou rima encadeada, mas imprimindo forte ritmo e emotividade. Assim, livre da obrigatoriedade da rima e da métrica clássica, os pensamentos voam soltos e os sentimentos se liberam para uma comunicação universal, ao alcance do leitor leigo e do intelectual.


Campo Limpo Paulista, 13 de julho de 2001
http://www.reginaceliaseusite.hpg.com.br

Livros Publicados:

1. "Como Conquistar um Novo Emprego". Edição Própria. Impresso pela Copiadora Barros SC Ltda, S.Paulo, em 1985.

2. Livro "Sublimação" Poesias, edição somente sob encomenda, em editoração ilustrada e impressa artesanalmente. 2001

 
 
Destaque esse autor
 
Fale com o autor