Ser canceriano é ter um pouquinho de cada signo, é não controlar a vontade como faz Áries, é ser teimoso como touro, mudar de humor facilmente como gêmeos, ter um pouco do orgulho de leão, querer entender as pessoas e as coisas como virgem, ter na sua essência as indecisões de libra, é ser desconfiado como escorpião e intuitivo como sagitário, nunca demonstrar o que pensa ou que o que está sentindo como capricórnio, é aceitar a perda de privilégios ou direitos pessoais em beneficio da maioria como aquário é ter a capacidade de sacrifício e de servir e a necessidade de curar e aliviar sofrimentos como peixes.
Ser canceriano é sorrir quando se queria na verdade chorar, é ser o que não gostaria de ser, mas quando se é o que gostaria é ficar feliz toda vida, é gostar de amora pensado que é pitanga, é ser pedra por fora mas água por dentro.
Ser canceriano é ter vínculo com o princípio gerador e nutridor da natureza, proteger tudo que considera vulnerável, proporcionar conforto material e emocional. Ser delicado, hipersensível, retraído e interiorizado, ter dificuldades em ambientes estranhos e primeiros contatos. Não lidar bem com a racionalidade, seu mundo é o da intuição, impressões subjetivas, coisas conhecidas e seguras. E ter seu humor mudado como as marés, nem sempre devido a fatos concretos. Precisar ter sempre uma concha, um local onde se sinta protegido e possa se isolar. É ter a memória excelente e retentiva, imaginação, vontade de ajudar as pessoas. Criar vínculos de "família" em todos ambientes onde circula, cuidar dos outros. Muito ligado à família, memória, pátria, tradição, crianças, assuntos dométicos e alimentação.
No corpo rege o útero, seios, pressão arterial e estômago.
Regido pela LUA, o signo de Cancer tem domicílio na CASA IV do mapa astrológico