RS realiza reunião para cooperação e desenvolvimento da fronteira entre Brasil e Uruguai
Quarta-feira, 07 de Agosto de 2002 - 16:24
Nesta quinta (08) e sexta-feira (09), acontece em Porto Alegre, no Hotel Embaixador, a II Reunião de Alto Nível da Nova Agenda de Cooperação e Desenvolvimento Fronteiriço Brasil - Uruguai, que tratará sobre cooperação na região fronteiriça. O Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (Sedai), coordena os trabalhos. O evento, que será aberto amanhã às 9h, abordará temas nas áreas da saúde, educação, meio ambiente, saneamento e segurança pública.
Os grupos de trabalho apresentarão propostas e soluções para aplicação prática e imediata diante dos problemas específicos que afetam a região fronteiriça entre Brasil e Uruguai, como forma de tornar a fronteira "uma região de dinamismo e desenvolvimento".
Durante os trabalhos serão apresentadas as deliberações acordadas em Santana do Livramento e Rivera, onde ocorreu, em 11 e 12 de julho último, a I Reunião de Alto Nível da Nova Agenda de Cooperação e Desenvolvimento Fronteiriço Brasil ? Uruguai.
Na sexta-feira (09), às 15h, no Palácio Piratini, o governador Olívio Dutra encerra o evento, quando, juntamente com os representantes dos ministérios das Relações Exteriores do Brasil, Gilberto Sabóia, e do Uruguai, Álvaro Moerzinger, assina as atas de cooperação bilateral na região fronteiriça.
A delegação brasileira é coordenada pelo subsecretário-geral de política bilateral do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Gilberto Vergne Sabóia, e inclui o embaixador Jorge Ribeiro, representante do Itamaraty no Rio Grande do Sul; o embaixador Virgílio Moretsohn de Andrade, Cônsul-Geral em Montevidéu; o ministro Pedro Fernando Bretas Bastos, chefe da Divisão América Meridional I do MRE; o primeiro secretário Ralph Peter Henderson, chefe da Divisão de Imigração do MRE; Manoel Luís Vianna, presidente das Seções Brasileiras das Comissões Mistas Brasileiro-Uruguaias para o Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (CLM) e para o Desenvolvimento da Bacia do Rio Quaraí (CRQ) e, ainda, representantes do Ministério do Meio Ambiente; da Agência Nacional de Águas; do Ministério da Justiça; Polícia Federal; Ministério da Educação; Ministério da Saúde; e do Ministério da Integração Nacional.
A delegação uruguaia, composta por dez integrantes, é chefiada pelo diretor-geral para assuntos políticos do Ministério das Relações Exteriores do Uruguai, Álvaro Moerzinger. Também participam do evento, representantes das várias secretarias e orgãos do Governo do Estado envolvidos com as questões que serão discutidas.