----- Passa-me aos olhos uma notícia JN que refere a reimplantação dum centro cultural na "Estação da Luz", em São Paulo, que irá receber a visita diária de cercA DE 400 mil indivíduos dentre os 10 milhões de habitantes paulistanos, tantos como os portugueses que ainda se reclamam de genuína gema.
----- A "Estação da Luz" constitui património histórico do gigante paulista e data de 1895/1901. Chegado ao Brasil totalmente desmontado, o corpo deste magnífico edifício foi importado de Marselha e de Glasgow através de várias viagens em navio. A sua torre foi durante décadas o pulso certo da explosiva cidade.
----- Está-se pois diante duma importantíssima proposta para promover a língua portuguesa nas suas mais diversas vertentes e parâmetros, enriquecendo-a mais e mais com a perolífera substantivação que esvoaça sobre todo o espaço lusófono à procura de frondoso e digno ninho.
----- A propósito e em contraposição opinativa aos fundamentalistas da linguagem, que respeito, eu sinto, e por isso também acredito convicto, que todos os substantivos são verbos!
----------------- Verbo BRASILEIRAR --------------
-------- Eu brasilarei
-------- Tu brasilas
-------- Ele brasila e brasileirá
-------- Nós poderemos brasileirar
-------- Vós brasilais
-------- Eles brasilam e brasileirão
-------- Milenita
-------- Oh brasuquinha
-------- Que bonito é brasileirar
-------- E que belo é acreditar!
--- Com sabor a Portugal
--- E a gosto brasileiral
--- Um beijinho matinal...
--- E sou eu portuga... Global... Quiçá!
----------------- Torre da Guia ------------------