Ronaldo de Souza, candidato a deputado estadual na coligação PT-PL, tem seu nome citado três vezes no documento Brasil Nunca Mais, como Tenente do Exército, tendo sido denunciado, na época, pelo preso político José Adão Pinto.
Torturador candidato em Minas Gerais
13.agosto/2002 Brasil - O Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro e o Movimento Tortura Nunca Mais de Minas Gerais pesquisaram nos 12 volumes do Projeto Brasil Nunca Mais, coordenado pela Arquidiocese de São Paulo e encontraram sérios envolvimentos de Ronaldo de Souza com a repressão que se abateu sobre o nosso país após 1964 e, principalmente, após 1968, com o Ato Institucional N.º 05.
Acreditamos ser importante enfatizar que o Projeto Brasil Nunca Mais é o resultado da microfilmagem de todos os processos que se encontram no Superior Tribunal Militar, em Brasília, abrangendo o período de 1964 a 1978. Trata-se, portanto, de documentação oficial que não pode ser rotulada de facciosa.
Nos 12 volumes do Projeto Brasil Nunca Mais, o nome de Ronaldo de Souza aparece no Tomo II, Volume 3, “Os Funcionários”. Em “Pessoas Envolvidas Diretamente em Torturas”, à página 48, seu nome é citado três vezes, como Tenente do Exército, tendo sido denunciado, na época, pelo preso político José Adão Pinto.
As declarações de José Adão Pinto, encontram-se no Processo n.º 15/70 Apelação n.º 39 213, Recurso ao STF n.º 1 265, composto de 12 volumes e 9 anexos ( informações contidas à página 49 do Tomo II, Volume 1, “A Pesquisa BNM”, do Projeto Brasil Nunca Mais). Esse processo, apura a formação e estruturação de atividades da Corrente, em Minas Gerais, até o fluxo de prisões que gerou o IPM. (Informações contidas à página 140 do Tomo II, Volume 1, “A Pesquisa BNM”).
Diante do exposto, fica claramente evidenciada e comprovada a participação de Ronaldo de Souza em crimes de Lesa Humanidade, crimes que até hoje continuam impunes, que ferem, mancham e envergonham a nação brasileira.
Ronaldo de Souza, como candidato a deputado estadual na coligação PT-PL, empresário em Ipatinga, controla a mídia local, sendo dono da faculdade de Direito e Medicina do Vale do Aço (UNIVAÇO).