A música popular é rica em sabedoria. Há, por exemplo, um velho samba que diz: "Quase sempre a inconsciência gera o remorso depois..."
Suponhamos que algém chegue à emergência de um hospital, levando um familiar em risco de morrer; e notar que pessoa desconhecida faz-lhe gestos depreciativos, no momento em que fala com um médico: além da ansiedade pelo estado de saúde do paciente, sente-se uma frieza na alma! Mais, talvez, do que sentiam os dissidentes da antiga União Soviética, que eram mandados para campos de concentração na Sibéria...
A propósito, ocorre-nos, ainda, o fato do músico e compositor Esdras Bispo, de Parnaíba-PI, que era amigo de um médico - aí pelos anos cinquenta - tê-lo convidado para padrinho de um filho. Ante a negativa, o poeta compôs a canção intitulada "Milionário", em que termina nos seguintes termos: "Mas, mesmo assim, milionário, eu te perdôo porque, é matéria, como os mendigos também..."
Moral da estória: devemos tratar todos como seres humanos, com espírito cristão, porque ninguém está livre de momentos angustiosos nesta vida!
Geraldo Lyra
Recife-PE, 20,08.02
OBS. Favor retificar de "é matéria como os mendigos também
"para "és matéria como os mendigos também". Agradeço