Genebra - Não bastasse ter chamado um eleitor de "burro", o candidato à presidência, Ciro Gomes, errou ao dizer que a Suíça tem primeiro-ministro, e não presidente.
Em entrevista a um programa de rádio de Salvador, Ciro chamou de "burro" um ouvinte-eleitor, que fazia pergunta a ele. O ouvinte disse que dava a impressão de que o candidato presidiria a Suíça, se vencesse as eleições."A Suíça não tem presidente da República, mas primeiro-ministro", respondeu Ciro, que ainda completou: "São estes petistas furibundos. Isso é para você deixar de ser burro".
O problema, porém, é que o ouvinte tinha razão: a Suíça tem presidente. Segundo o regime suíço, em vigor desde o século XIX, o presidente da Confederação tem um mandato de apenas um ano e toma posse todo o dia 1 de janeiro. O presidente é escolhido entre os sete membros do Conselho Federal, que são eleitos a cada sete anos.
Desde o início de 2002, o presidente suíço é Kaspar Villiger, que tem a função de presidir o Conselho de Ministros e representar o país até o final do ano. Villiger, portanto, acumula a função de chefe de estado e de governo. Já um primeiro-ministro apenas tem a função de chefe de governo, como é o caso da Inglaterra.
A fórmula usada no Executivo federal se repete nas cidades suíças. Os prefeitos ficam no poder por apenas um ano e são escolhidos entre os membros do conselho cantonal.
Formada por 20 cantões e seis subcantões, com quatro línguas oficiais e pouco mais de sete milhões de habitantes, a Suíça ainda consegue que o Conselho sempre represente a totalidade do país, e não apenas um grupo político.
Quem é Ciro Gomes?
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Autoria Anônima.
Circula na Internet.
Lembrando algumas coisinhas a respeito do sr. Ciro Gomes...
1) Ele votou CONTRA as eleições diretas na época da Ditadura Militar;
2) Nas eleiçoes indiretas entre Maluf e Tancredo, ele votou em MALUF;
3) Ele está recebendo apoio de parte da família Sarney e de Antonio Carlos Magalhães;
4) Seu partido apóia oficialmente COLLOR para governador de Alagoas;
5) Seu coordenador de campanha, José Carlos Martinez, fez negócio nebulosos com PC Farias.
6) Ele foi formado politicamente na ARENA, antecessora do PDS.
Por que será que ele é o candidato dos banqueiros? Por que será que ele é o candidato da Globo? Por que lançaram o Serra, um candidato sem carisma e incapaz de chegar ao segundo turno ? Provavelmente porque o verdadeiro candidato da direita, dos EUA e dos banqueiros seja o Ciro. Que difícil disputa de Pilantras. Pobre povo Brasileiro.