Usina de Letras
Usina de Letras
259 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62744 )
Cartas ( 21341)
Contos (13287)
Cordel (10462)
Crônicas (22563)
Discursos (3245)
Ensaios - (10531)
Erótico (13585)
Frases (51133)
Humor (20114)
Infantil (5540)
Infanto Juvenil (4863)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1379)
Poesias (141062)
Redação (3339)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1964)
Textos Religiosos/Sermões (6296)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ENEM - Exame Notório da Estrutura Muscular -- 27/08/2002 - 14:18 (Jeferson Nogueira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Refletindo um pouco sobre o dia em que foi realizado o ENEM, em todos os estados brasileiros e ponderando sobre alguns pontos grandes, difíceis de entrar na cabeça, mesmo com a ajuda de vaselina.

O exame, adotado por um grande número de universidades como critério de avaliação para os concorrentes à uma de suas vagas, não corresponde em nada à expectativa das pobres pessoas que se submetem a ele. Ainda parece mais algo combinado no fundo de quintal, a começar pelos locais onde foram realizadas as provas... sem contar com o teor da prova.

Algumas pessoas que moravam no centro de Fortaleza, por exemplo, tiveram que pegar dois ônibus para fazer a prova na periferia e outras, moradores da periferia, fizeram o percurso inverso. Não que andar pela periferia represente alguma forma de rebaixamento, mas fazer isso em pleno domingo, às 13:00 da tarde, num calor de 37º como foi o domingo na maioria das capitais.

Nos principais jornais, alguns se gabavam do dinheiro investido para que o exame alcançasse um número maior de pessoas, muito mais instituições envolvidas no Exame Nacional do Ensino Médio... Realmente, se me permitirem examinar o ensino médio, daria a mais baixa das notas. A escola onde me submeti ao exame estava entregue ao acaso; quente, úmida, banheiros em péssimas condições, cadeiras super desconfortáveis, ambiente escuro e sujo, quadros negros, ou melhor, quase negros...

Mas não se podem negar os pontos positivos da prova, se a mesma, fosse adotada como critério de avaliação para se entrar no programa “NO LIMITE”. Ainda agora, sinto dores musculares por causa das cadeiras e um baita de um torcicolo devido a posição da cabeça.

Pobre dos deficientes físicos, os quais tiveram direito a "tratamento especial", assegurado pelo ministério de educação

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui