Usina de Letras
Usina de Letras
89 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62807 )
Cartas ( 21343)
Contos (13287)
Cordel (10347)
Crônicas (22568)
Discursos (3245)
Ensaios - (10539)
Erótico (13585)
Frases (51188)
Humor (20118)
Infantil (5544)
Infanto Juvenil (4873)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1379)
Poesias (141090)
Redação (3341)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1965)
Textos Religiosos/Sermões (6300)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Amar é ser feliz -- 02/09/2002 - 22:36 (Nilson Cornélio Dorta dos Reis) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O FRUTO DO ESPÍRITO É O AMOR

GALATAS 5.22-23

“Mas o FRUTO do Espírito é o AMOR: alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei.”



INTRODUÇÃO

1. Neste belíssimo texto o apóstolo Paulo declara enfaticamente que o fruto do Espírito é o amor. Paulo usou a expressão “fruto” de forma metafórica para dizer que assim como uma videira naturalmente produz uvas, nós, ao recebermos o Espírito Santo do Senhor, no momento em que depositamos nossa fé em Jesus Cristo, naturalmente passamos a produzir atos de amor em nossas vidas;

2. Produzir atos de amor é a essência da vida cristã. No original grego temos a palavra “agape” , que tem a idéia do amor no sentido divino. É o amor de Deus que e derramado em nosso coração e produz efeitos positivos em humor e em nossos relacionamentos;

3. O amor é o solo onde todas as demais virtudes cristãs são cultivadas. O amor inspira e dá vida à fé. O amor é a principal característica do crente. Sem ele, a vida cristã não tem sabor;

4. O amor é fruto da transformação ou processo de santificação produzida pelo Espírito Santo, como nos declara o apostolo Paulo em II Coríntios 3.18: “Portanto, todos nós, com o rosto descoberto, refletimos a glória que vem do Senhor. Essa glória vai ficando cada vez mais brilhante e vai nos tornando cada vez mais parecidos com o Senhor, que é o Espírito.”

5. O amor é a principal característica dos membros da família de Deus. É ele quem governa todo o sistema divino. Jesus declarou em João 14.23 “Se alguém me amar, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, e viremos para ele e nele faremos morada.”

6. Em João 15 temos as seguintes expressões de Jesus:

1 Jesus disse: -Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador.

2 Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e dêem mais uvas ainda.

3 Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado.

4 Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo.

5 -Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada.

6 Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como os ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde são queimados.

7 Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem.

8 E a natureza gloriosa do meu Pai se revela quando vocês produzem muitos frutos e assim mostram que são meus discípulos.

9 Assim como o meu Pai me ama, eu amo vocês; portanto, continuem unidos comigo por meio do meu amor por vocês.

10 Se obedecerem aos meus mandamentos, eu continuarei amando vocês, assim como eu obedeço aos mandamentos do meu Pai e ele continua a me amar.

11 -Eu estou dizendo isso para que a minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa.

12 O meu mandamento é este: Amem uns aos outros como eu amo vocês.

16 Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e dêem fruto e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome.

17 O que eu mando a vocês é isto: Amem uns aos outros.



7. É impossível viver no amor de Deus sem estar intrinsecamente ligado a Jesus através da fé;



1. O AMOR SE EXPRESSA POR ATITUDES POSITIVAS

1.1 – Paulo arrolou 8 atitudes que devem estar presentes na vida do crente: : alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, humildade e o domínio próprio;

1.2 – Estas atitudes não são dons espirituais e sim virtudes que devem ser cultivadas por todos os crentes. Não são dons espirituais porque os dons são dados para o crente para a edificação da igreja.

1.3 - As virtudes são imanentes de um dom especial que é dado a todos os crentes: o amor. Sem o amor é impossível a prática dos demais dons;

1.4 – Certa vez Jesus foi indagado sobre qual era o maior mandamento e ele respondeu: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.” Para surpresa dos seus ouvintes ele completou: “E o segundo maior mandamento é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”

1.5 – Amar ao próximo é uma ordem subjetiva que objetivamente se expressa através das virtudes cristãs.

2. AMAR É SER FELIZ

2.1 – Finalmente chegamos ao tema central de nosso estudo nesta noite: Amar é essencialmente ser feliz.

2.2 – A Bíblia esta cheia de ordens para que expressemos a nossa alegria pelas dádivas que Deus nos concede:

a) Zacarias 9.9 = Alegre-se muito, povo de Sião! Moradores de Jerusalém, cantem de alegria, pois o seu rei está chegando. Ele vem triunfante e vitorioso; mas é humilde, e está montado num jumento, num jumentinho, filho de jumenta.”

b) Sofonias 3.14-18a = “Povo de Israel, cante louvores a Deus! Alegrem-se, moradores de Jerusalém, e louvem a Deus com todo o coração! O Deus Eterno anulou a sentença que havia contra vocês e afastou todos os inimigos do seu povo. O Deus Eterno, o Rei de Israel, está com vocês, e vocês não precisam mais ter medo da desgraça. Chegará o dia em que dirão a Jerusalém: "Não tenha medo, povo de Sião, não desanime, nem perca a coragem. Pois o Eterno, o seu Deus, está com vocês; ele é poderoso e os salvará. Deus ficará contente com vocês e por causa do seu amor lhes dará nova vida. Ele cantará e se alegrará, como se faz num dia de festa."

c) Filipenses 4.4 = “Regozijai-vos sempre no Senhor! Outra vez digo: regozijai-vos!”

2.3 – A marca característica do crente deve ser a alegria. A alegria do crente não é uma manifestação artificialmente criada. Ela é imanente de Jesus.

Ilustração: Ontem, durante o reencontro dos encontristas do Encontro de Casais Para Cristo, um dos encontristas com 53 anos disse que foi ao médico e ele havia recomendado que tomasse 20 litros de água por dia. Todos ficaram preocupados com a razão do medico ter receitado a ingestão de tanta água. Ele, rindo, respondeu: É porque aos 53 anos eu estou “enxuto”.

2.4 – Quando no reveion de 1988, o barco “Bateau Mouche IV” afundou, o jornal O Estado de São Paulo, em seu editorial publicou as seguintes palavras: “...................”

2.5 -

2.6 – Paulo em Galatas 5.22, fala da verdadeira alegria. Alegria esta que não pode ser criada artificuialmente. Ele fala da alegria que provem de Deus nas seguintes circunstâncias::

a) O evangelho de Jesus é caracterizado pela alegria. Em Lucas 2.10-11, temos as palavras do anjo aos pastores de Belém: “Não tenham medo. Eu vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Na cidade de Davi vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor”

b) Bach, desejoso de expressar através da música a essencia de Cristo, escreveu a belissima cantata: “Jesus, alegria dos homens”;

c) Ilustração: Os crentes primitivos, mesmo sendo perseguidos e mortos no coliseu romano, reuniam-se nas catacumbas e ali perpetuaram muitos desenhos que representavam o sentimento de alegria que guardavam no coração. Numa das catacumbas romanas há um quadro que retrata a figura do bom pastor rodeado de ovelhas, carregando uma ovelhinha machucada em seus ombros. Dizem aqueles que já viram o quadro que ele retrata a verdadeira alegria cristã que somente na paz de Cristo nos encontramos;

d) Quando percebeu a iminência da sua morte, começou a preparar os seus discípulos, mostrando-lhes que teriam dias dificeis, mas que a alegria do Pai se manifestaria em seus corações. Em João 16.20-24, temo as seguintes palavras de Jesus: “Pois eu afirmo a vocês que isto é verdade: Vocês vão chorar e ficar tristes, mas as pessoas do mundo ficarão alegres. Vocês ficarão tristes, mas essa tristeza virará alegria. Quando uma mulher está para dar à luz, ela fica triste porque chegou a sua hora de sofrer. Mas, depois que a criança nasce, a mulher fica tão alegre, que nem lembra mais do seu sofrimento. Assim acontece também com vocês: Agora estão tristes, mas eu os verei novamente. Aí vocês ficarão cheios de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês. -Quando chegar aquele dia, vocês não me pedirão nada. E eu afirmo a vocês que isto é verdade: Se vocês pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará. Até agora vocês não pediram nada em meu nome; peçam e receberão para que a alegria de vocês seja completa.”

e) Em momento algum Jesus disse que o povo de Deus deveria ser melancólico ou infeliz. Pelo contrário, em sua oração sacerdotal, que encontramos em João17.13, Jesus declarou categóricamente: “Agora vou para junto de ti, e isto digo enquanto estou no mundo, para que tenham em si a medida completa da minha alegria”;

f) Aliás, alegria não é apenas um sentimento humano. Após os anjos terem anunciado aos pastores as boas novas de grande alegria, ou seja o nascimento de Jesus, apareceram nos céus uma multidão de anjos louvando a Deus e dizendo: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra àqueles a quem Ele quer bem”. Também a palavra de Deus declara que “Há alegria nos céus por um pecador que se arrepende”.

g) Isto me faz crer que o céu é um lugar feliz, É um lugar cheio de glória e gozo. Porisso Jesus declarou aos seus discípulos que deveriam ficar felizes porque os seus nomes já haviam sido inscritos nos céus, como vemos em Lucas 10.20b: Regozijai-vos antes porque os vossos nomes já estão inscritos nos céus!”.

2.7 – A verdadeira felicidade provém de Deus e esta acima das circunstancias:

a) Jesus declarou: “Vinde a mim, vós que estáis cansados e oprimidos e eu vos aliviarei, tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas”. Nos momentos mais dificeis da vida, devemos recorrer a Jesus e permitir que Ele divida conosco o peso dos nossos problemas.. O jugo era um instrumento que jungia dois ou mais bois, repartindo o peso da carga. Ao tomarmos o jugo de Jesus, ele reparte conosco a nossa dor;

b) Ser feliz não significa a ausência de dificuldades. A felicidade que Jesus nos propõe esta acima dos nossos problemas. Ela coexiste com os nossos problemas. É um sentimento de paz e conforto espiritual que transcende a nossa dor, trazendo calma e esperança. É a alegria que advém da confiança de termos nossas vidas depositadas nas mãos do suplemo criador;

c) Daí Habacuque 3.17-19 declarar: “Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não dêem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais, mesmo assim eu darei graças ao Deus Eterno e louvarei a Deus, o meu Salvador. O Senhor, o Deus Eterno, é a minha força. Ele torna o meu andar firme como o de uma gazela selvagem e me leva para as montanhas, onde estarei seguro.”

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui