46 Jesus e os discípulos chegaram à cidade de Jericó. Quando ele estava saindo da cidade, com os discípulos e uma grande multidão, encontrou um cego chamado Bartimeu, filho de Timeu. O cego estava sentado na beira do caminho, pedindo esmola.
47 Quando ouviu alguém dizer que era Jesus de Nazaré que estava passando, o cego começou a gritar: -Jesus, Filho de Davi, tenha pena de mim!
48 Muitas pessoas o repreenderam e mandaram que ele calasse a boca, mas ele gritava ainda mais: -Filho de Davi, tenha pena de mim!
49 Então Jesus parou e disse: -Chamem o cego. Eles chamaram e lhe disseram: -Coragem! Levante-se porque ele está chamando você!
50 Então Bartimeu jogou a sua capa para um lado, levantou-se depressa e foi até o lugar onde Jesus estava.
51 -O que é que você quer que eu faça? -perguntou Jesus. -Mestre, eu quero ver de novo! -respondeu ele.
52 -Vá; você está curado porque teve fé! -afirmou Jesus. No mesmo instante, Bartimeu começou a ver de novo e foi seguindo Jesus pelo caminho.
INTRODUÇÃO
1. A revista Seleções de Agosto de 2001 traz em sua capa uma chamada para especial para o artigo “O poder da cura pela fé”;
2. Esse artigo afirma categoricamente que:
a) Segundo uma pesquisa realizada nos EUA com 21 mil pessoas, entre 1987 e 1995, foi constatado que as pessoas que frequentam cultos religiosos mais de uma vez por semana vivem em média 7 anos a mais que as pessoas que não frequentam;
b) O epidemiologista Jeff Levin, autor do livro “Deus, fé e saúde”, fez uma pesquisa entre idosos e constatatou que os idosos que se consideravam religiosos tiveram menos problemnas de saúde do que nos não religiosos;
c) Segundo estudos elaborados pela Facudade de Medicina de Dartmouth em 1995, pacientes confortados pela fé, tinham em média 3 vezes mais chances de sobrevivência em cirugias cardiacas abertas, em relação aos demais pacientes que não tinham fé;
d) Pesquisadores da Duke University, observaram em estudo realizado com 400 homens em 1989, que aqueles que frequentavam a igreja regularmente e confiavam em Deus, tinham menas propensão à pressão alta, em relação aos demais homens não religiosos;
e) Numa pesquisa realizada pela Duke University, em 1999, foi constatado que num universo de 4 mil idosos, aqueles que frequentavam igrejas e tinham fé, possuiam taxas menores de depressão e ansiedade;
f) Há centenas de estudos e pesquisas realizadas em hospitais e clinicas que comprovam que a fé tem um efeito positivo na vida das pessoas, curando-as de vários males.
3. Há um médico nos EUA, clinico geral, em Washington, chamado Dr. Matthews, que inclui nas suas receitas, além dos medicamentos normais, a leitura de textos bíblicos, participação de cultos religiosos e a oração. Ele é um dos médicos mais bem sucedidos de Washington, principalmente pela sua preocupação com a espiritualidade dos seus pacientes.
4. A fé em o poder de cura? A Bíblia diz que sim e as experiências têm comprovado esta realidade.
1. JESUS AFIRMOU QUE HÁ PODER NA FÉ PARA CURAR
1.1 – A cura da mulher que tinha um fluxo de sangue: Mateus 9:22 Jesus virou, viu a mulher e disse: -Coragem, minha filha! Você sarou porque teve fé. E naquele momento a mulher ficou curada.
1.2 - Diante da mulher cananeia, que humildemente pedia que curasse a sua filha endemoninhada, Jesus declarou: Mateus 15:28 -Mulher, você tem muita fé! -disse Jesus. -Que seja feito o que você quer! E naquele momento a filha dela ficou curada.
1.3 – Falando à multidão, logo no início do seu ministério, Jesus afirmou: Mateus 11:6 E felizes são os que não abandonam a sua fé em mim!
1.4 – Jesus declarou aos discípulos que não conseguiram curar um jovem lunático ou doente mental: Mateus 17:20 Jesus respondeu: -Foi porque vocês não têm bastante fé. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: Se vocês tivessem fé, mesmo que fosse do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a este monte: "Saia daqui e vá para lá", e ele iria. E vocês teriam poder para fazer qualquer coisa!
1.5 - Jesus diante da figueira seca, que havia amaldiçoado por não produzir frutos, afirmou aos discípulos: Mateus 21:21 Então Jesus disse: -Eu afirmo a vocês que isto é verdade: Se tiverem fé e não duvidarem, vocês poderão fazer a mesma coisa que eu fiz com esta figueira. E não somente isso, mas vocês poderão dizer a este monte: "Levante-se e jogue-se no mar", e isso acontecerá.
2. A FÉ PRODUZ CURA FÍSICA, EMOCIONAL E ESPIRITUAL
2.1 - Quando a Bíblia afirma categoricamente que a fé pode produz cura, ela não o faz apenas sob o aspecto físico, a cura do corpo, mas também abrange o aspecto emocional e espiritual;
2.2 – Jesus pode curar a alma da pessoa. Há dezenas de males emocionais que atormentam as pessoas. Entre eles, destacamos alguns:
a) Memórias amargas = fatos que aconteceram no passado que nos machucaram e que podem estar inibindo a alegria no presente;
b) Complexo de culpa = pecados cometidos contra Deus ou pessoas próximas, se não forem objeto do perdão de Deus, podem causar muita destruição no presente;
c) Amarguras e ressentimentos = agem como sanguessugas no presente, tirando a paz e a alegria;
d) Mêdo = o mêdo inibe as pessoas de se expressarem e assumirem seu papel na sociedade;
e) Ansiedade = é um dos maiores inimigos do homem moderno. Causa destruição no sistema nervoso e coração. Torna as pessoas irritadas e mal humoradas.
2.3 – Jesus declarou: “e conheceireis a verdade e a verdade vos libertará” – João 8.32 – Jesus também disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim”. Cristo se apresenta como o único libertador das nossas vidas. Ele também apresenta o Espírito Santo como o “Espírito da verdade”
2.4 – Quando buscamos ao Senhor, através da fé, o Espírito Santo age em nossos corações, mostrando-nos a área que precisa ser trabalhada para que ocorra a cura espiritual.
2.5 – O apóstolo Paulo nos afirma em Romanos 8.26-28: “Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor. E Deus, que vê o que está dentro do coração, sabe qual é o pensamento do Espírito. Porque o Espírito pede em favor do povo de Deus e pede de acordo com a vontade de Deus. Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano.”
3. A CURA DO CEGO DE JERICÓ – UM MODELO DE FÉ
1. O cego
1.1 Estava assentado junto à beira do caminho
Jericó era famosa pelo seu bálsamo, remédio que era utilizado para dores de cabeça, catarata e diminuição da visão. Porém, no caso destes dois cegos, os recursos humanos foram falhos para atender às suas necessidades.
1.2 Vestuário dos cegos
Usavam uma capa que servia para protege-los do sol escaldante do deserto, do frio da noite e da chuva e principalmente para distingui-los das demais pessoas.
1.3 Situação dos cegos: Eram desprezados pela sociedade,
Eram proibidos de entrar no templo (II Sm.5:6-8)
Dependiam da bondade do povo
Eram excluídos do rol dos trabalhadores
Não constituíam famílias
Viviam nos arredores das cidades, próximos aos portões ou portas de entrada
`A semelhança dos leprosos ou aleijados eram tratados com discriminação, não podendo fazer parte do convívio social.
1.4 Clamor do cego: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim.
1.4.1 - A idéia básica de "Filho de Davi" - Reflete o reconhecimento da divindade messiânica de Jesus. O Velho Testamento profetizava que haveria de nascer um descendente da raiz de Davi que seria o redentor da humanidade. Todas as vezes que vemos nos evangelhos as pessoas declarando que Jesus era o Filho de Davi, significa que elas estão reconhecendo-o como o Filho de Deus, redentor dos homens. Esta expressão e utilizada 15 vezes nos evangelhos. (Dentre elas, Mateus 9:27; 12:23; 15:22; 21:9,15)
1.4.2 - Estava com uma necessidade clamava. Na língua original há a idéia de clamor áspero e continuo.
É importante ressaltar a fé extraordinária do cego. Mesmo não vendo a Jesus, nem podendo presencia-lo, declarava a sua fé e acreditavam que ele poderia socorre-lo.
Salmo 34:18 = " Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito"
Salmo 145:18= "Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade"
1.4.3 - Reconheceu a carência que tinha de ser auxiliado por Jesus
1.4.4 - Não perdeu tempo, aproveitou a oportunidade circunstancial e o único meio que dispunha para estar na presença de Jesus.
Hebreus 4:16 = "Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, afim de sermos ajudados em tempo oportuno"
Ele nos deixa uma lição de oportunidade aproveitada, ainda que circunstancialmente. Para ele, que não podia ir ao templo (desde o reinado de Davi, os cegos e os coxos haviam sido proibidos de entrar no templo - II Samuel 5:6-8) para louvar e buscar a presença do Senhor era uma oportunidade imperdível. Estar na presença de Deus deve ser o maior desejo do nosso coração.
Se ele não tivesse aproveitado aquela oportunidade, não teria outra, pois Jesus nunca mais voltou a Jerico.
2. A multidão
2.1 - Vê seus próprios interesses
2.2 - Não se sensibiliza com as necessidades dos cegos
2.3 - É preconceituosa em relação aos deficientes físicos
2.4 - Repreende os cegos mandando que se calassem
2.5 - Não praticavam o 2º maior dos mandamentos
3. Servir a Jesus é um gesto de fé e confiança integral
Servir a Jesus em muitas ocasiões pode significar desagradar a algumas pessoas inclusive nossos parentes;
Não devemos desanimar diante das provações e dificuldades que naturalmente surgem nos nossos caminhos todas as vezes que demonstramos o desejo de estar mais próximos do Senhor.
4. Ele fez um pedido especial para Jesus:
& 61550; Pediu ao Senhor aquilo que mais almejava em seus corações: VER - “abre os meus olhos para que possa ver”
& 61550; Neste pedido estava implícita a necessidade da visão física e da visão espiritual
& 61550; Reconhecendo que Jesus era o Messias, baseados em Isaias 35:4-10, fizeram o pedido a Jesus.
& 61550; Jeremias 5:21 fala daqueles que ainda não vêem espiritualmente: “Ouvi agora isto, o povo insensato, e sem coração, que tendes olhos e não vedes, que tendes ouvidos e não ouvis”
II - JESUS ESTÁ SEMPRE PRONTO PARA ATENDER
AOS ANSEIOS DOS NOSSOS CORAÇÕES
1 - JESUS Parou de andar - ouviu o clamor dos cegos, teve compaixão deles.
João 15:7 = " Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e vos será feito"
Ilustração: LEMBRANÇAS DA INFÂNCIA
Rosalind Goforth, contou certa vez um episódio que aconteceu com seu avô quando ele era bem pequeno. Ele e seus irmãos certa vez foram visitar os tios no sul da Inglaterra, onde certa manhã, quando brincavam próximos a uma floresta , resolveram apanhar flores silvestres. Entraram mata adentro brincando, correndo, observando a natureza, quando, horas depois, descobriram que estavam perdidos. Começaram a procurar trilhas e a imaginar onde seria a saída para a casa dos tios. Infelizmente, não conseguiram achar a saída e começou a escurecer. Começaram a entrar em pânico, quando a criança mais velha, uma menina de pouco mais de 10 anos, chamou a turminha peralta e disse: "Nós temos alguém que pode nos ouvir, Jesus está aqui conosco e ele pode nos ajudar, basta que oremos pedindo seu socorro" Imediatamente todos ficaram de joelhos e começaram a orar. Depois de alguns minutos, quietos, aguardavam a resposta de Deus, quando um pássaro começou a voar sobre eles, estranhamente parecia estar querendo dizer alguma coisa. A menina, muito esperta logo compreendeu "é a resposta de Deus, vamos seguir o pássaro" E assim, todos começaram a seguir o pássaro que voava bem de vagar e baixinho. Quando chegou em um determinado lugar, o pássaro voou rapidamente e desapareceu. As crianças olharam ao redor e perceberam que foi ali que começaram a apanhar a primeiras flores. Logo, a casa dos tios estava bem próxima daquele lugar. Deus respondeu a oração das crianças. Tal como Ele a respondeu, também responde à nossa oração.
.2 - Chamou o cego - Deu atenção especial para aquele que com sinceridade o buscava
Jesus viu nele as seguintes qualidades que são essenciais a qualquer pessoa que deseje servir a Jesus:
a) Ele demonstrava ter uma necessidade
b) Ele implorava misericórdia
c) Ele creu na missão de Jesus (Filho de Davi)
d) Ele foi perseverante e se tornou mais ansioso por receber a graça da cura e salvação
e) Ele sabia exatamente o que queria e nada poderia afasta-lo deste ideal
f) Seguiu a Jesus com gratidão e devoção.
3 - Ouviu o clamor do coração do cego: "O que é que você quer que eu te faça ?"
- Jesus está sempre à disposição para ouvir as nossas necessidades e atende-las segundo os seus propósitos.
Lamentações 3:22-23 "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, pois as suas misericórdias não tem fim. Novas são a cada manhã; grande é a tua fidelidade"
4 - Jesus moveu-se de intima compaixão - o amor de Deus por nós, ele nos ama e vem ao nosso encontro para atender às nossas necessidades .
II Crônicas 7:14: "se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua tera"
Ilustração: A ORAÇÃO DE ENTREGA INCONDICIONAL TEM EFEITOS ESPIRITUAIS: Star Daily, conta a história de um pastor que foi procurado por uma mãe cujo filho fora acometido de paralisia infantil. A mãe chegou chorando à igreja, cheia de temor. Seu pastor, o pastor Brown, chamou-a de lado e lhe perguntou: "Se a senhora soubesse que Deus deseja que seu filho fosse para o céu, a senhora o entregaria a ele ? Ela lhe respondeu: "Sim , pastor, eu o entregaria, se esta fosse a vontade do Senhor.". Diante desta resposta, o pastor orou pelo menino e, três dias depois, a febre abaixou, os movimentos voltaram, e o menino ficou curado sem quaisquer seqüelas da grave Infeccão que contraíra. A resposta de Deus ocorre justamente no momento em que depositamos nossas vidas nas suas mãos numa entrega completa e incondicional.
5 - Tocou-lhe os olhos e ele viu - o milagroso toque de Jesus pode acontecer em cada o coração. Assim como Jesus tocou os olhos dos dois cegos e eles foram imediatamente curados, Ele também tem poder para tocar os seus olhos espirituais e mudar por completo a sua vida, dando-lhe uma nova razão para viver. Hoje Jesus também faz milagres, ele pode cura a sua alma, assim como pode curar o seu corpo, basta que você, seguindo o exemplo dos dois cegos, clame através da fé, buscando-o de todo o coração, aproveitando a oportunidade que Deus lhe oferece de um reencontro espiritual e ele, certamente, mudara por completo, o rumo de sua vida.
CONCLUSÃO:
1. O texto diz que ele foram curado e que imediatamente o seguiu louvando ao Senhor.
2. Jesus disse: "Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei...."
3. Jesus também disse "Se vós estiverdes em mim e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis o que quiserdes e vos será feito"
4. Estar em Jesus significa confiar na sua pessoa, entregando-lhe nossas vidas, corações, presente e futuro, para que sob sua preciosa graça, nos conduza à sua paz.
5. Você gostaria de ousadamente buscar a Jesus, aproveitando esta oportunidade que lhe está sendo oferecida ?