Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro puseram uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, se um macaco tentasse subir a escada, os outros enchiam-no de pancadas. Passado mais algum tempo, nenhum macaco ousava mais subir a escada, apesar da tentação das bananas. Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos por um outro. A primeira coisa que este tentou foi subir a escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que o surraram.
Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não tentava mais subir a escada. Um segundo foi substituído, e repetiu-se igual censura, tendo o primeiro substituto participado, com frenesi, da surra no segundo. Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o fato. Um quarto e, por fim, o quinto dos veteranos foi substituído. Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse chegar às bananas. Se fosse possível perguntar a algum deles por quê sentavam a borduna em quem tentasse subir a escada, talvez o macaco atinasse e pudesse perguntar a si mesmo:"É mesmo?!...As coisas sempre foram feitas assim por aqui...mas, por quê não mudarmos tal hábito?"
Você não deve perder a oportunidade de passar este relato para seus amigos, para que, de vez em vez, eles possam perguntar a si mesmos, por quê estão sempre participando de "seleções internas" onde trabalham, porque estão sempre a mando (da mulher, dos filhos...) ou odiando-se, por quê estão fumando, bebendo, levando trancos ou "batendo" nos outros e em si mesmos (com estupefacientes), ou sonegando impostos, consumindo gasolina em posto que inflaciona preços (Petrobrás), encaminhando e-mails que já perderam a graça e já foram descartados ... simplifique ou complete a lista, a fim de mantermos o texto em dia
"