Banco é aquela instituição financeira que tem por fim guardar o dinheiro que você ganha com o suor do seu rosto. Pode tomar ao pé da letra, ou seja, banco é uma instituição que tem por fim dar cabo do seu dinheiro até o último tostão, dentro da maior dignidade. Isto se dignidade for a mesma coisa que legalidade. Você tem várias opções de mercado na hora de escolher o Banco que será o depositário das suas finanças. Vai que resolve escolher não um Banco, que estes te assustam com suas propostas indecorosas, mas um tamborete, bem simples, bem pequeno, bem dentro da sua miserável condição, que não te deixará envergonhado diante dos clientes com cara de ricos. C est tout la même chose. Ou quem sabe um banco popular, que não faz nenhuma discriminação entre seus clientes, onde a única diferença dos outros é que, neles, você enfrentará filas quilométricas, um atendimento digno de qualquer posto de Saúde Pública e, onde o gerente, absolutamente indiferente ao seu destino, jamais pagará o cheque borracha que você passou. Não pór pura maldade, veja bem, mas porque não consegue distinguir um cliente do outro, tantos são, muito menos pela voz. Não faz diferença, a não ser que você opte por um banco especial. Aliás, não é você que escolhe um banco especial; é o banco que escolhe você e, nesse caso, você é que deve ser especial. Ou o seu saldo. Aí você terá um personal gerente, poltronas confortáveis, café, e as vezes, ( dependendo do seu saldo) até wuisqui. Indiferente tudo isto diante do que farão com você, porque todos fazem a mesma coisa. Uns, alguns reais a menos outros a mais, mas fazem.
1) Não importa em que tipo de Banco você abra a sua conta. Todos oferecerão de cara um cheque especial.Na petimba em que você , eu e todos os brasileiros se encontram você beijará as mãos do generoso gerente. É o começo da bancarrota. O Banco ou tamborete consegue este dinheiro para lhe emprestar do Banco Central e paga juros de 1% ao mês. Enquanto isso você pagará míseros 15% ao mês.
2) É claro que o Banco é uma instituição que visa lucro e portanto cobra por sua conta ( a adminstração dela, é o nome correto) uma bagatela que pode ir de 5 a 15 reais mês.
3) Taxas justas e legais também serão debitadas da sua conta, como IOF ,CPM e outro "efes", incluisve um que você sabe muito bem o que quer dizer.
4) Além disso, não satisfeito, todo banco cobra uma taxa de risco de inadimplência, ou seja, logo de cara você é considerado um possível mal caráter, não cumpidor de suas dívidas e compromissos e não adianta levar atestado de bons atencedentes, mesmo porque tal atestado não tem bons atecedentes e ningu’me acreita nel;es. A primeira impreszsão é a que fica, e a primeira impressão que você causa ao banqueiro é de que não passa de um bandido.
5) Outra generosidade é o cartão de crédito que o seu Banco envia pelo correio, mal esteja aberta a sua conta. Juros legais de 12 a 15 % ao mês, Está concretizada a bancarrota. E você não tem opção. Se não usar o tal cartão, recebe uma delicada carta do seu banco revogando a atenção dispensada.
5) Talões de cheques, extratos, avisos, cheques devolvidos, tudo tem um preço, e preço alto, Cuidado quando entrar no seu banco. Veja se não existe uma taxa por respirar e se não é muito alta. Você pode ficar sem ar.
6) Pagando os juros de sua dívida com o cheque especial ou o cartão de crédito, mensalmente e sem atraso, no fim de um ano terá pago bem mais que o capital e pode estar certo, estará devendo o dobro.
7) No fim de cada mês, se você supoe que tem algum saldo no banco, esqueça. todas as taxas, juros e o que mais inventam, será celeremente debitado na sua conta, ao primeiro toque de “compensar”. Pode ter certeza: tendo dinheiro nunguém fica inadimplnete com um banco. Agora, se não tiver, não queira dever a um banco. Prefira um agiota. O que dá na mesma com uma pequena vantagem para os agiotas: alguns são seres humanos.