Em um gesto inédito, AYRA ON, BRUNO FREITAS, KLAUS REICH, KILANDRA e RODRIGO CONTRERA fundiram-se numa única entidade na Usina de Letras a fim de realizarem trabalhos a oito mãos, dez mãos... mais uma prova que esta USINA funciona da forma como está, a despeito dos legisladores de plantão.
Tudo começou no ano de 2001, quando Ayra On iniciou a série “Mesa Redonda de Usineiros – Um Conto Maldito”. K. Schwartz continuou e foi seguido por ADOLF HITLER, e depois por Bruno Freitas.
Um ano depois, em 2002, Bruno Freitas retomou a iniciativa e escreveu a sétima parte, seguido por Ayra On-1, e por ADOLF HITLER. Kilandra escreveu a décima parte do que poderia estar no fim.
Os colaboradores resolveram se unir e criar novos encontros e aventuras para este vasto Usiniverso.
Para fins de entendimento do leitor, segue abaixo uma relação atualizada dos textos originais da Mesa redonda de Usineiros – Um conto maldito, e outro textos inspirados e livremente baseados na mesma Mesa Redonda:
28/07/2000 – 01:10 Carlos Delphim Nogueira da Gama Neto
(Contos)
- Felix Maier, aproveitando o sucesso da publicação da “Mesa Redonda de Usineiros – Um conto maldito”, escreveu uma acareação no site Usina de Letras, em homenagem ao dia do escritor.
Acareação em Usina no Dia do Escritor TEXTO APAGADO
26/07/2001 – 09:04 Felix Maier
(Humor)
- António Torre da Guia, no auge de sua paixão, publicou um Odé para Milene Arder. O que seria um misto de abaixo assinado com fanzine, a ser utilizado por todos dentro do Usina de Letras, acabou no ostracismo. Ficando por isso mesmo... Mas esta talvez tenha sido a primeira tentativa em criar-se uma entidade coletiva para o site Usina de Letras.
Corações em chama (Que é isso?!) TEXTO APAGADO
28/02/2002 – 13:46 Usina de Letras Ardentes (Corações em chama)
(Cartas)
- A iniciativa de Daniel Fiuza Pequeno, em escrever um cordel sobre as Mesas Redondas, gerou uma série de respostas, que seguiram criando um universo paralelo, que veio á somar na idéia em si.
- Dom Kless de Castro, como foi conhecido no início de sua carreira Usineira. Mudou-se para Dom Kless, e depois Dom Klessius, hoje em dia está apagado do site.
*Este último representa a entrada oficial de Rodrigo Contrera para a Mesa Redonda de Usineiros - Um conto maldito*
- Depois das publicações da Festa da Usina, por Rodrigo Contrera, Domingos Oliveira Medeiros, publicou uma série de crônicas no Mundo do Rodrigo, tecendo comentários sobre sua crônica. Domingos ainda respondeu a experiencia de Penfield Espinosa nas festas, churrascos, e feijoadas no site.
- Até mesmo Penfield Espinosa aderiu a nova moda de festas no site Usina. Espinosa andou dando ares de biografo oficial da U.S.I.N.A. Ele foi apenas mais um que capturou o espírito de toda essa brincadeira.