A Mãe Natureza vivia feliz e realizada. Possuía uma linda e frondosa Floresta e nove filhos : a Cascavel que era casada com o Ouriço, a Jararaca que era com o Urubu, a Raposa que era casada com o Gambá, o Porco-Espinho que era casado com a Pavão, o Tigre que era casada com a Leoa, a Lebre que era casada com o Papagaio, o Lobo que era casado com a Tartaruga, a Ovelha e o Carneiro (estes dois últimos eram deficientes e precisam de ajuda para fazer quase todas as coisas). Após o falecimento do Pai Natureza, a Mãe Natureza foi morar com o seu filho Tigre e sua nora Leoa que a partir de então passaram a cuidar da Mãe Natureza que já estava com uma idade um pouco avançada e não reunia condições de cuidar sozinha da Ovelha e do Carneiro que eram deficientes, mesmo porque a renda da Floresta que fora arrendada não servia para pagar sequer os remédios da Mãe Natureza, da Ovelha e do Carneiro. Formaram todos juntos, aparentemente, por muitos anos uma família unida, feliz e respeitada. Essa aparência durou até quando a Mãe Natureza, de forma rápida e sem explicação veio a falecer. No primeiro momento todos demonstravam estar muito tristes e abalados com o acontecido, mas nos bastidores, longe da maioria dos amigos e familiares da Mãe Natureza, Jararaca, Cascavel, Porco-Espinho e a Raposa comemoravam as escondidas a morte de sua própria mãe (a Mãe Natureza) e tramavam como seria feita a divisão da Floresta, com a respectiva venda. Os boatos e fatos sobre o que eles estavam tramando foram se espalhando, criando um cheiro insuportável nos arredores da Floresta. A verdadeira face de cada um estava para ser desvendada e as suas máscaras iriam cair e mostrar quem era quem realmente.
Mesmo sabendo que os seus irmãos Ovelha e Carneiro dependiam da Floresta para se sustentar, a Cascavel, a Jararaca, o Porco-Espinho, o Lobo e a Raposa não se importavam e pior: não estavam nem um pouco dispostos a ajudar a cuidar da Ovelha e do Carneiro e muito menos colocá-los na divisão da Floresta. Do outro lado o Tigre e sua esposa a Leoa e a Lebre eram totalmente contra os demais e achavam que a Floresta devia ficar do modo que estava até o falecimento da Ovelha e do Carneiro porque sabiam que partia dali o sustento dos dois que eram deficientes. Em virtude das divergências criadas foi convocada uma reunião para que a situação pudesse ser resolvida. Na reunião o Urubu junto com sua esposa Cascavel acusavam o Tigre e a Leoa, entre outras difamas, a de usufruir em benefício próprio dos bens que a Mãe e Pai Natureza possuíam, durante os mais de vinte anos em que o Tigre cuidou sozinho com a sua esposa Leoa da Mãe Natureza, do Carneiro e da Ovelha. Já a Jararaca ia mais além: Dizia que se a floresta fosse dividida e sobrasse para ela duas folhas secas, ela as queria e não as dividiria com ninguém e que também não cuidaria de ninguém mais a não ser de si própria. O Ouriço, a Raposa, o Gambá, o Lobo e a Tartaruga, o Porco-Espinho e a Pavão apoiavam o Urubu, a Jararaca e a Cascavel, endossando seu discurso. Do outro lado estavam o Tigre, a Leoa, a Lebre, o Papagaio, que estavam preocupados com os irmãos Carneiro e Ovelha deficientes. Depois de muita conversa, discussão e calúnias foi, não se sabe como, resolvido que a Floresta seria vendida e dividida em nove partes iguais e que cada mês um dos sete filhos sadios da Mãe Natureza iria cuidar do Carneiro e da Ovelha que eram deficientes, apesar de muito protesto e indignação feitos pelo Urubu, Jararaca, Cascavel, Ouriço, Lobo, Tartaruga, Porco-Espinho e Pavão.
Nesta história o que vemos é a ilustração do que o dinheiro faz a um ser humano, transgredindo valores que jamais poderiam sequer ser pensados em ser ultrapassados. A ganância, a prepotência, a arrogância, a inveja e a injúria são qualidades presentes em muitos corações de muitos seres humanos, transformando-os em animais irracionais, jogando fora o maior dom que Deus nos deu e recusou aos demais animais: o dom de pensar e raciocinar. E o apóstolo Paulo nos lembra disso em uma de suas cartas aos Romanos, onde diz: “...Não sede conformados com este mundo, pois dele não há o que levais. Sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que possais experimentar qual é a boa, agradável e perfeita missão que Deus lhes conferiu aí na Terra, onde o amor em família não possa ser fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com um amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Sede unânimes entre vós, não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes. Não sejais sábios em vós mesmos, mas em Cristo, pois a sinceridade dos íntegros os guiará, mas a perversidade dos aleivosos os destruirá. A Justiça do que for sincero e puro de coração endireitará seu caminho, mas o perverso pela sua falsidade cairá. Cada um se fartará do fruto de sua boca e, da obra de suas mãos receberá a recompensa... ”. (Romanos 12).
E você, o que faria se fizesse parte da família da Mãe Natureza: preocuparia-se em zelar e amparar os irmãos deficientes ou pegaria sua parte da herança e cairia fora ?