Alta. Bonita. Pele alva. Sorriso sincero. Amiga de fato. Jeito elegante. Gestos discretos. Refinada. Educada. Simpática e ao mesmo tempo séria. Fala com todo mundo. Pudera! É a mulher dos cabelos, da maquiagem, das unhas.
Leila e seu salão de beleza. Suas mãos Inglesas. Olhos azuis estonteantes. Mas... Espera... Cadê a Leila? Ah!... Ei-la. Lá vai ela. Seu andar com classe no meio do povo. Conversando com toda a gente. Gente que entra. Gente que sai. Da para vê-la de longe. A altura da Leila.
Sua casa é de muito bom gosto. Atendimento de primeira. Sempre preocupa-se com tudo. Como está? Pode esperar? Fica à vontade!...
Leila e seu coração amigo. Olhos de boneca de porcelana. Igual a boneca que era da minha bisavó, que passou para minha avó, que passou para minha mãe, que passou para mim, que não brincava de boneca.
Resplandencentes e sinceros olhos. Sua alma positiva. Sua força. Sua coragem. Sua amizade. Seus cabelos de ouro. Sua presteza. Sua realeza.
Leila dos acontecimentos sociais. Da moda e da beleza. Leila que a todos cumprimenta. Amiga e vizinha, no lugar onde a praia ainda não foi arreliada. Praia bravia.
Que seria de Itaipuaçú, sem a presença de minha amiga?
Leila. Sua casa aconchegante e de muito bom gosto. Sua piscina descansando no canto do jardim. Seus filhos. Seu salão de beleza. E a paz das ruas de Itaipuaçú...