Algumas pessoas escrevem poesias como fizesse um exercício terapêutico para aliviar os conflitos da alma .
Porém , passada esta etapa inicial , o aspirante a poeta , descobre que necessita redirecionar a sua linha de escrita , e quando chegam a esta reflexão , logo se deparam com a grande poesia que poderá ser colocada tranquilamente no acervo cultural de um povo . E com mérito este autor se tornará um excelente contribuinte . Entretanto , nem todos tem a intenção de sair da poesia terapêutica e se acomodam , não buscando a identidade e a postura de poeta amadurecido .
.Não crítico esta tomada de decisão , acredito ,severamente , que temos liberdade para decidirmos o que queremos ser no futuro .
Contudo ,guardo os meus olhos para observar com felicidade os poetas que passaram da primeira etapa da poesia terapêutica , e que já conseguem realizar a maravilhosa ação de repartir o melhor que têm ...com os outros , praticando um ato nobre de caridade e amor ao próximo . Na verdade quando fazem isto , eles se ficam despido de todo egocêntrismo cultural .
.Entretanto , aceito pacificamente a idéia de que esses homens que se dedicam e se empenham no sentido de enriquecer o próximo culturalmente ,deva ser reconhecido por alguma forma de premiação . Servindo como estímulo para que produza cada vez mais e melhor .
E aqueles de extraordinário poder criativo , que são normalmente considerados gênios , terão uma atenção especial , pois eles são os ápices , os pontos máximos da criação literária .
.Os gênios são seres generosos que costumam deixar como herança para a humanidade obras clássicas . Parece que estas obras fazem , logo no nascimento um forte pacto com o tempo , pois nascem e já se tornam imortais .