Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63460 )
Cartas ( 21356)
Contos (13307)
Cordel (10364)
Crônicas (22586)
Discursos (3250)
Ensaios - (10765)
Erótico (13601)
Frases (51964)
Humor (20212)
Infantil (5642)
Infanto Juvenil (4998)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141391)
Redação (3379)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2444)
Textos Jurídicos (1975)
Textos Religiosos/Sermões (6387)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Enfermagem no sistema Penitenciário -- 07/11/2002 - 12:13 (José Ricardo Camargo Xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A ENFERMAGEM NO SISTEMA PENITENCIÁRIO



Por José Ricardo Camargo Xavier



 



Para a aquisição do livro entre em contato pelo email: jricardocxavier@ig.com.br



 



 



 



Este livro contém dados sobre a saúde dentro do sistema penitenciário,em especial na cidade de São Paulo e interior do Estado(Vale do Paraíba).

Mostro que o sistema de assistência à saúde destas instituições prisionais estão em total abandono,faltando medicações básicas como analgésicos,antobióticos,soluções para curativos,sendo que as especialidades médicas e de enfermagem disponíveis não são aproveitadas pelos próprios médicos e enfermeiros e a equipe de saúde fica a mercê das circustâncias impostas por esta situação,com ameaças,ofensas,descontroles emocionais da população alvo e dos prórios colegas de trabalho e Agentes de Segurança Penitenciários(ASP).

Mostra ainda os relacionamentos dificultados e o porque ocorrem;as manobras de como agimos para tentar superar estes limites de tolerâncias e de abandono que nos encontramos; a mercê de vontades de internos e de colegas inconsequentes.

Mostra quem cuida de verdade dos internos em todos os níveis são os profissionais de enfermagem.

As dificuldades de exercer a função sobre as coações e assedios físicos(ameaças) e morais, com arranjos de situações constrangedoras e de risco a vida e de acusações mentirosas,para permanecer o "status quo" dos mandatários antigos e atuais.O Estado sabe e não ajuda e menos ainda,impede que medidas sejem tomadas para acabar com este estado de coisas.

O Sistema Penitenciário é agora mais do que antes,uma panela de pressão com válvula d escape entupida por alguns interessados,pois a sentença já foi proferida e continua pela total falta de condições de sobrevida e de trabalho honesto,pois não desejam.

Como administrador de Serviços de Saúde, sei bem onde e como resolver este estado de coisas,onde já tentei dar minha colaboração,mas esbarra em interesses outros e inconfessáveis para serem colocados em prática.

Somos a família da Enfermagem tentando,como sempre fizemos em nossa história,levar a cura e o alívio da dor e sofrimento a quem quer que seja, mas mentes distorcidas da realidade e voltada para si impedem e coagem para que "continue como d antes no Quartel de Abrantes..."



J.Ricardo

Enfermeiro Administrador de Serviços de Saúde

Editora Cabral Livros Universitários

Taubaté SP

janeiro de 2002.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui