A jornalista e escritora Maria José Limeira, divulgou, há pouco tempo, no site recanto-de-trovas@yahoo.com.br, as seguintes quadrinhas:
OS DOIS LADOS DA NOTÍCIA: Notícia não tem só um lado(8). / Tem mais de uma versão. / Quem está podre e arreado / vai ter que aguentar senão.
MÁ NOTÍCIA: Quando fato se consuma, / e o dono da verdade / se desarruma, (4) / notícia por si se arruma. NA IDADE MÉDIA: No tempo desmemoriado, / que já vai longe um bocado / El-Rei falava sozinho, / rodeado de soldado. CASTIGO MERECIDO: Quem apontasse mal-feito, / logo era pego de jeito. / Sofria de fazer dó / na grades do xilindró. CORPO DE DELITO: Mal-feito denunciado / ficava por isso mesmo. / O preso morria a esmo./ Morria suicidado.(4) POR BAIXO DO PANO: A notícia tem dois lados. / Um aberto, outro fechado. / Sete capas já encombrem / o roubo amaldiçoado. BRIGA DE GANGUES: Ladrão que rouba ladrão / diz o velho e bom ditado / tem cem anos de perdão. / Cada um vale dobrado. PIOR É SER HERÓI MORTO: Quem enfrenta cão raivoso / termina sendo mordido. / Em todo grupo mafioso, / o chefe é um bandido.(5) OLHO GRANDE: Quem pede o banimento(6)/ de seu colega de rima / tem inveja e é ciumento / daquele que está em cima. CUIDADO COM AS CRÍTICAS: Notícia quando elogia / reconhece benfeitor. / Quando critica, um dia(6) / o alvo vira opressor! PISTOLAGEM DE ALUGUEL: Se denunciado descobre / que denunciante é pobre, / acha meio de se vingar: - Manda matar!(4)
Pelo visto, a autora escreve "trovas" como Augusto Frederico Schmidt escrevia "sonetos": este,segundo o poeta Vasco de Castro Lima - MUNDO MARAVILHOSO DO SONETO - pág.787, não fez nenhum poema digno de ser chamado de soneto...
Não custa nada a leitura do DECÁLOGO DE METRIFICAÇAO, de Luiz Otávio, um folheto de 8 págs.(duas fls. dobradas), que pode ser conseguido, gratuitamente, com algum trovador...