Literatura comparada é um assunto interessante para ser abordado em um site onde tantos escritores diferentes publicam seus textos.
Como se faz isso? Como podemos comparar autores e suas obras? O que devemos levar em consideração ao escolher este e aquele autor para compará-los?
O primeiro passo é estabelecer critérios para tal comparação. Definir claramente o que as duas obras têm em comum ou o que as coloca em oposição. Entre esses critérios estão:
- forma
- conteúdo
- estilo
- momento histórico
- ambiente cultural
- espaço
- tempo
- personagens
- enredo
- recursos narrativos
- ponto de vista
- relação do texto com correntes filosóficas ou psicológicas
- linguagem
- estrutura morfossintática
- elementos semânticos
Talvez eu tenha esquecido um ou outro elemento a ser utilizado como critério para a comparação de dois textos literários mas não há dúvida de que, se não tivermos pelo menos um ponto em comum entre as obras de dois autores, fica inviabilizada a comparação entre elas. Apesar disso, como leitores, temos a tendência de fazer comparações sem definir um critério, pelo simples fato de gostar ou não de um texto. Ora, gostar ou não do que se lê é subjetivo e toda comparação levada a sério deve estar baseada em princípios bem fundamentados e objetivos.
Se procurarmos com atenção, quem sabe possamos encontrar algum ponto de comparação entre as obras de Álvares de Azevedo e José Saramago, mas podem estar certos de que seria bem trabalhoso. Portanto, é bom que paremos um pouco para pensar antes de julgar um autor ou sua obra por comparação. Estamos querendo demonstrar que um autor é melhor que outro ou simplesmente emitir uma opinião, externando nosso gosto pessoal?