Psiquiatras revelam que “explodir” quando se está com raiva, agrava e perpetua ainda mais a mesma. Dar vazão à esse sentimento, aumenta o risco de doenças cardíacas até possívelmente o câncer, se esse comportamento for permanente.
Por outro lado, pessoas que reprimem a raiva experimentam a mesma reação física de quem a manifesta. Segundo pesquisas, há uma descarga de adrenalina que provoca tremores, ondas de calor e frio, taquicardia e uma tensão muscular que pode elevar a pressão sanguínea.
Resumindo: Engolir a raiva é como passar bruscamente da Quinta para a terceira macha; ocorre uma aceleração intensa de todo funcionamento do corpo.
Em estudo coordenado pelo Psiquiatra Marcio Versiani, os cronicamente nervosos apresentam características em comum: sentimentos negativos, agressividade e cinismo – uma desconfiança generalizada das outras pessoas e de suas razões.
Versiane sugere manter um diário, registrando sentimentos de raiva, atitudes agressivas – como, p.ex.; buzinar com insistência – e pensamentos negativos. Essas anotações devem ser mostradas a um psicoterapeuta, psiquiatra ou médico, para que o especialista avalie sua raiva.
A maneira clássica de controlar a raiva é recuar, contar até dez ou sair para andar. Isso nos dá tempo de recuperar a calma e a perspectiva. Atividades físicas também ajudam de fato a diminuir a raiva.
Há várias terapias para se lidar com a doença da “RAIVA”. Para mim, a que mais funciona é a prática de “anotar” ou seja “escrever”.
O processo de escrever nos força a organizar as idéias e pensar com clareza. Além disso, suponha-se que o episódio tenha ocorrido em seu trabalho: “para lidar com o assunto é preciso ser racional e profissional”.
Costumo fazer um ritual quando estou com raiva ou à beira de um “ataque de nervos”: Pego um papel, pergunto para mim mesmo se ficando com raiva terei algum benefício e o que posso fazer para resolver a questão. Escrevo tudo o que sinto. Até sentir que cheguei ao ponto final.
“As ações tem o poder de mudar os sentimentos”. Então escrevo... e minha mente clareia e o sentimento dá lugar ao entendimento.
Talvez, você que esteja agora lendo, ache que não funciona. Anotar e escrever? Besteira! Coisa de idiota.
Mas para você ter uma opinião sobre algo precisa primeiro experimentá-lo.
Então da próxima vez em que estivar com raiva: anote, escreva e espere o resultado.
Pelo menos tente. É melhor que sair atropelando até os não-culpados!!!