Usina de Letras
Usina de Letras
35 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63460 )
Cartas ( 21356)
Contos (13307)
Cordel (10364)
Crônicas (22586)
Discursos (3250)
Ensaios - (10765)
Erótico (13601)
Frases (51964)
Humor (20212)
Infantil (5642)
Infanto Juvenil (4998)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141391)
Redação (3379)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2444)
Textos Jurídicos (1975)
Textos Religiosos/Sermões (6387)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A comunicação perdeu a identidade -- 17/12/2002 - 17:57 (Javier Martínez) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Não existem mais fórmulas nem dicas mágicas. O círculo vicioso criado pelos meios tradicionais de comunicação ainda é uma barreira difícil de ser ultrapassada. Qual será o resultado deste novo processo?



Lembro das palavras do meu conterrâneo, o filósofo de rua argentino, Facundo Cabral: “a verdade é um lugar onde não quero ficar por muito tempo”. Ele estava certo. A verdade está à mostra. Estamos vivendo um triste tango com sotaque americano. Andamos a um ritmo lento enquanto a Comunicação cresce e se desenvolve. Apareceu um novo monstro com cara de deus chamado Informação. Dançamos entre o excesso e a falta desse novo ser escabroso.



Toda modificação dos aparelhos culturais e de comunicação provocou e ainda provoca reações na sociedade. Qual será então o nosso caminho para obter algo positivo disso? A Globalização produz problemas de difícil solução que deixam em evidência uma realidade da qual não sabemos usufruir.



O nosso mundo foi reduzido a duas fronteiras: a dos que têm acesso à informação e a dos que gostariam de ter. É uma ampliação da exclusão social que já é complicada por si só. Mais uma premissa para contribuir ao crescimento das desigualdades, da violência.



Temos mais informação e menos leitura, mais ídolos e menos cientistas, mais propaganda e menos conteúdo, mais consumismo e menos dinheiro, mais trabalho e menos emprego. O braço operacional do neoliberalismo tomou o nosso universo. Entretanto, a falta de informação não é culpa dessa política. O fato de o conhecimento não ser recebido de forma profícua é culpa nossa e isso nos leva a uma situação de pauperismo econômico e de espírito.



A Internet não apresenta risco de revolução, mesmo com todo o conteúdo ideológico presente. É uma estratégia de massificação para os governos, uma técnica bonsai que atrofia raízes de pensamentos.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui