0066cc>0033cc> ff9933>Escrevendo para Você...0033cc>
Oh Meu Rico... SÃO JOÃO ! 00cc33>
0066ff>Por António Torre da Guia
Nasci no Porto sob os fervorosos folguedos dos "Três Santos Populares", uns curtos dias antes das datas sequentes em que se comemoram Santo António, São João e São Pedro, a 13, 24 e 29 de Junho. Talvez daí advenha o facto, também influenciado pelo meu homónimo avô paterno, porque fui baptizado com o nome do sublime pregador aos peixes, o que em questão de antroponímia sempre me trouxe e traz satisfeito, inclusive quando me tratam por Tuninho sem "o"... Não me importa nada nem temo o que o preconceito fora de contexto intente submeter e gerar. Mais se diz sobre os bens de Santo António do que dos males do demónio.
Todavia e adiante, o santinho principal das festas na minha cidade é sem sombra de dúvida o célebre pastor baptista. Na noitada que antecede o dia fulcral, os "tripeiros" vão em peso para a rua ao desfazer da tarde e só recolhem quando a aurora sorri já plena. Festa autêntica de povo demonstrado, sem excepção alguma, o rico e pobre cobrem-se com as mesmas orvalhadas e participam unidos no divertimento. É expectacular a irmanação, quer em explosão de alegria milagrosamente saudável, quer nas alvíssaras "rusgantes" que a todos tocam de alho-porro ou martelinho.
Em 2001, como aliás tenho o dilecto hábito de cumprir rigorosamente todos os anos, cerca das 00h30, comprei ansioso e expectante o Jornal de Notícias. Ei lá... Alertei os meus parceiros de folguedo... Ganhei!
1º. Prémio JN 2001
cc66ff size=2>O olhar duma criança
cc66ff size=2>É de luz lá bem no fundo
cc66ff size=2>Dois balõezinhos d esperança
cc66ff size=2>Nocéu cinzento do mundo!
Entre o volumoso número de participações, à volta de 5.000, todas elas à espreita de alcançarem a cobiçada e gostosa designação, fiquei de imediato peito inchado. Era finalmente um dos 74 vencedores (nesta data) do popularíssimo certame.No dia 14 de Dezembro, fui receber o diploma e o prémio ao auditório JN. Excelente... Não tinha previsto, além do bem estar espiritual do ganho, que uma singela quadrazinha pudesse valer tanto... Mas valeu, vale e há-de valer.
Ocorre-me entretanto aqui formular uma sugestão. Se porventura na UL alguém quiser participar, os cupões de admissão a concurso são publicados no JN a partir de 1 de Maio e deverão ser entregues imperatívelmente, com as quadras inseridas, até 31 seguinte. Contactem o Jornal de Notícias - Porto - Portugal, e solicitem apoio na obtenção dos cupões com antecedência bastante. Estimaria e ficaria feliz que um "brasuca" ou uma "brasuca" lograssem êxito no evento e depois viessem aqui, como eu agora, pavonear a cesta!