Participei da passeata pela paz na zona sul do Rio de Janeiro. Havia representantes de várias entidades civis, sindicalistas, estudantes, empresários, artistas, políticos e turistas. Saímos do Leme em direção ao Posto 6 em Copacabana. Ali nos concentramos.
Jamais assisti, em toda minha vida, um protesto pela paz tão emocionante. Protesto com a cara do Rio. Praia. Sol. Alegria e Seriedade. Até os famosos “ratos de praia” adaptaram-se ao momento.
Eu e minha amiga Angela Leal (Professora de Física e Pacifista), assistimos após a caminhada, lá de cima do prédio, naquela emocionada “sacada” do seu apartamento, uma multidão de pessoas num só objetivo: A PAZ. A união pela PAZ!.
Havia uma mistura de tudo que é cor, de tudo que é raça. De várias bandeiras. Vários Países ali, naquele instante, davam-se às mãos. Fotografei em minha retina estes intermináveis momentos. Assisti nossas mãos e corações unidos. Um show de humanidade. Vi minha chamada “utopia” brilhando como purpurinas no carnaval.
O coração do Rio pulsou uníssino: Precisamos desta paz. Aprender de uma vez por todas: PARA TODA AÇÃO, UMA REAÇÃO.
Ali na sacada, deitada na rede, sonhei a paz
Sonhei com cheiro de maresia. De branco. De olhos brilhantes. Soldados sem armas. Soldados da PAZ!
Pronto! Fizemos nosso cordel da paz.
O Rio fez a sua parte!
//
É para você também, Angela, esse Cordel do Rio pela Paz.
Em sua casa ele foi feito. Ele também é seu.
Para o seu coração “Físico” e sua alma Pacifista. Uníssona.