Os moradores dos grandes centros urbanos estão tendo uma vida muito corrida, estressada, porisso não param para pensar na realidade do lugar onde vivem e acabam deixando os problemas para trás.
Atualmente as pessoas sentem-se inseguras ao atravessar uma rua durante a noite, ou ao deixar os vidros do carro abertos numa sinaleira fechada, já que a qualquer momento pode chegar um moleque com uma arma na mão, ameaçando-as.
Por que este tipo de coisa acontece? É uma questão em que muitos pensam, mas poucos agem. Mas será que são só as pessoas necessitadas que roubam, seqüestram... ou há aqueles que fazem isso somente por diversão?
O mundo está cada vez mais desumano, os sentimentos não estão sendo levados em consideração. Todos já se acostumaram com a miséria do outro, não se sensibilizam ao ver pessoas sem comida, sem casa ou quase sem vida... já estão anestesiados.
Algo também muito presente nos dias de hoje é o egoísmo. Ao desmatar florestas, poluir o ar, rios, mares, extrair matérias em excesso apenas visando o lucro, estamos sendo extremamente egoístas. Não estamos pensando nos habitantes deste planeta de agora, nem nos que virão a viver aqui dentro de alguns anos. Se fizessemos isso, estaríamos vivendo num mundo mais natural e garantindo uma vida melhor para as próximas gerações.
Se as pessoas tratassem os seus semelhantes com igualdade, perceberiam que todos têm direito a uma boa qualidade de vida, já que têm sentimentos, vontades... Seria criada assim uma corrente de respeito pelo próximo, que daria a todos, ou melhor, a muitos, uma vida mais harmoniosa nos grandes centros urbanos.