Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63235 )
Cartas ( 21349)
Contos (13302)
Cordel (10360)
Crônicas (22579)
Discursos (3248)
Ensaios - (10683)
Erótico (13592)
Frases (51758)
Humor (20178)
Infantil (5602)
Infanto Juvenil (4949)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141311)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6356)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->É a Bíblia contraditória? -- 01/03/2003 - 03:29 (José Roberto Braz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Neste racionalista século, a suposição de que a Bíblia não seja a palavra de Deus, mas sim de homens, parece plausível aos intelectuais. Hoje em dia a maioria dos intelectuais tendem a ser racionalistas! De acordo com um dicionário, racionalismo refere-se a um "sistema que pretende fundar os princípios religiosos sobre os dados fornecidos pela razão".



Os racionalistas procuram explicar tudo em termos humanos, em vez de tomar em conta a possibilidade de uma ação divina, que por sinal é tão visível a nossa volta. Afinal a "vida" por si só já revela a existem de um Ser Maior.



Muitas vezes se levanta contra a Bíblia a acusação de ela ser contraditória. Usualmente aqueles que fazem tal acusação não leram a Bíblia; apenas repetem o que ouviram falar. Alguns porém, encontraram o que parecem ser genuínas contradições, e isso os perturba.



Se a Bíblia realmente é a Palavra de Deus, ela deve ser harmoniosa, não contraditória. Então, por que parecem algumas passagens dela contradizer outras?



Para responder a isso, temos de lembrar-nos de que, embora a Bíblia seja a Palavra de Deus, ela foi escrita por diversos homens durante um período de vários anos. Estes escritores tinham formações, estilos de escrita e dons diferentes, e todas estas diferenças se refletem na escrita.



Além disso, quando dois ou mais escritores tratam do mesmo evento, um deles talvez inclua pormenores que o outro omite. Outrossim, escritores diferentes apresentam a matéria de modo diverso. Um deles talvez a escreva em ordem cronológica, ao passo que outro talvez siga um arranjo diferente.



Algumas "contradições" surgem quando temos dois ou mais relatos sobre o mesmo incidente. Por exemplo, em Mateus 8:5 lemos que, quando Jesus entrou em Cafarnaum, "veio a ele um oficial do exército, suplicando-lhe" que Jesus curasse o servo dele. Mas em Lucas 7:3 lemos que este oficial do exército "enviou-lhe anciãos dos judeus para lhe pedirem [i.e., a Jesus]que viesse e fizesse seu escravo passar por isso a salvo".



Foi o oficial do exército quem falou com Jesus ou enviou ele anciãos?



Se a resposta correta for que o homem enviou anciãos, então por que diz Mateus que o próprio homem suplicou a Jesus? Ora, na verdade cada um relatou o fato à sua maneira, indepentende de quem veio a Jesus, a mensagem foi passada. E isso em nada compromete a veracidade do livro!



Aparentes discrepâncias como esta provam apenas que os escritores da Bíblia eram realmente testemunhas independentes, que viveram até mesmo em épocas distantes e transcreveram o texto ao seu modo.



Muitas vezes, aparentes incoerências podem ser solucionadas por se examinar o contexto. Por exemplo, considere o muitas vezes levantado problema da esposa de Caim. Lemos em Genesis 4:1,2: "A seu tempo, [Eva] deu à luz Caim e disse: "Produzi um homem com o auxílio de Jeová". Mais tarde deu novamente à luz, seu irmão Abel. Conforme é bem conhecido Caim matou Abel; mas, depois, lemos sobre Caim ter uma esposa e filhos. (Genesis 4:17) Se Adão e Eva tiveram apenas dois filhos, onde encontrou Caim sua esposa?



A solução está no fato de que Adão e Eva tiveram mais do que dois filhos. De acordo com o contexto, tiveram uma grande família. Em Genesis 5:3 lemos que Adão tornou-se pai de outro filho, chamado Sete, e então, no versículo seguinte, lemos: "Ele se tornou pai de filhos e de filhas". (Genesis 5:4)



Ao considerar o contexto das palavras de Paulo, verificamos que uma declaração complementa a outra. Veja:



O apóstolo Paulo refere-se aos esforços dos judeus de guardar a Lei mosaica. Eles acreditavam que, se guardassem a Lei em todos os seus pormenores, seriam justos. Paulo salientou que isso era impossível. Nunca podemos tornar-nos justos - e assim merecer a salvação - por nossas próprias obras, porque somos inerentemente pecaminosos. Podemos ser salvos apenas pela fé no sacrifício resgatador de Jesus. (Romanos 5:18)



Tiago, porém acrescenta o ponto vital de que a fé, por si só, não tem valor, se não é apoiada por obras. Quem afirma ter fé em Jesus deve provar isso por aquilo que faz. A fé inativa é uma fé morta, e não resulta em salvação.



Prova isso incoerência na Bíblia? Claro que não no contexto o apóstolo Paulo estava de pleno acordo com Tiago, e ele frequentemente menciona as espécies de obras em que os cristãos devem empenhar-se para demonstrar sua fé.



Por exemplo, ele escreveu aos romanos: "Com o coração se exerce fé para a justiça, mas com a boca se faz declaração pública para a salvação".



Fazermos "uma declaração pública" - compartilhar nossa fé com outros - é vital para a salvação. (Romanos 10:10; 1Corintios 15:58; Hebreus 10:23-25; e etc) Isto são obras!!!



No entanto, nenhuma obra que a pessoa possa fazer, e certamente nenhum esforço de cumprir a Lei de Moisés, lhe "granjeará" o direito de ter vida eterna. Esta é "o dom dado por Deus" aos que exercem fé. (Romanos 6:23; João 3:16)



É verdade que há na Bíblia algumas aparentes incoerências difíceis de reconciliar. Mas não devemos presumir que se trata definitivamente de contradições. Muitas vezes se trata apenas dum caso de falta de informações completas. A Bíblia fornece suficiente conhecimento para satisfazer nossas necessidades espirituais. Mas, se ela nos fornecesse todos os pormenores sobre cada evento mencionado, ela seria uma enorme bibliotteca, difícil de manejar, em vez de ser o livro jeitoso, fácil de carregar, que temos hoje.



Na realidade, a Bíblia é um milagre de condensação. Contém informações suficientes para habilitar-nos a reconhecê-la como mais do que mera obra humana.



Mas afinal o que pretende a bíblia realmente? Em poucas palavras, como resumir examente aquilo que ela quer nos transmitir?



A Bíblia é um livro que contém a história da humanidade. Desde o inicio ela aponta diversos governos que já passaram pela terra e traz inclusive indicações sobre as atuais potencias mundiais que estão sendo conduzidas por Deus para a guerra final! A guerra que será travada pelo Governante maior do Reino de Deus Jesus Cristo!



Seu governo será diferente diz a Bíblia, ele fará o que nenhum outro governo humano jamais conseguiu fazer!



"E estas boas novas do Reino, serão pregadas em toda terra habitada, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim." (Mateus 24:14)



"E enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem dor, nem clamor. As coisas anteriores, já passaram!" (Revelação 21:3-4)







José Roberto Braz

Consultor de empresas e produtor de áudio digital

jrwebjornal@ieg.com.br

















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui