Já a nos indicar a importância do estudo da sociedade, a palavra social indica o que é conveniente, assim como costumeiramente falamos...”garota(o) anti-social”, com o objetivo de demonstrar que não se adequou aos costumes sociais, o que não passa de uma teoria formada pelo senso comum. A sociologia é a ciência que se ocupa a entender e explicar à sociedade os fatos ocorridos no meio social.
A droga dita social podem nos dar uma visão da relação entre o bom e o mau dentro dos costumes sociais. Se usadas com certa freqüência acarretam vícios e problemas de saúde. O álcool, representante número um, é comprado e utilizado em qualquer lugar, a qualquer hora, sem importar a maioridade ou não. O mesmo diz-se do cigarro, com grande crescimento de estatística, as pessoas usam mais e começam mais cedo, seguidos de exemplos familiares , no vínculo de amizades ou por vontade.
A sexualidade também é fator social, e pode nos mostrar o quão preconceituosa é a sociedade, pois os que não se enquadram no tipo sexual normal são diariamente tachados inconseqüentes.
As relações sociais tornam-se simples a vista daqueles que aprofundam seus conhecimentos, possuindo bases fortes de fundamentos, onde se encaixam as causas, os porquês de tudo que acontece, sendo bom ou mau. Lembrando que a sociologia não possui esta característica valorativa, nunca julgando o certo e o errado.
Podemos cuidar do nosso “social”, notando as ações das pessoas próximas para entender melhor o que se passa. O bom ou mal está na concepção de cada um, e se desta forma não atinge seu ambiente...nada de preconceitos tolos.