HOMOSSEXUALIDADE (homo=igual + sexualidade=tipo qualidade sexual) é a atração por pessoa do mesmo sexo, sendo o homossexualismo a prática sexual entre pessoa do mesmo sexo.
SODOMIA, por sua vez, não é o mesmo que homossexualismo, embora seja parte essencial do homossexualismo masculino. Como define Aurélio, é “conjunção sexual anal, entre homem e mulher, ou entre homossexuais masculinos”. O nome derivou de Sodoma, cidade cujos habitantes, segundo o relato bíblico, praticavam muito esse tipo sexual.
Ainda que todo homossexual seja necessariamente sodomita, nem todo sodomita é necessariamente homossexual.
Homens que, embora tendo horror ao contato sexual com outro homem, têm prazer em ser penetrados pela mulher com pênis artificial, a chamada inversão de papéis, não podem ser considerados homossexuais, mas apenas sodomitas.
O homossexualismo é uma anormalidade, porque normal é o relacionamento entre um macho e uma fêmea. Hoje, procura-se não classificá-lo como patologia. Mas suas origens muitas vezes vêm de efeitos colaterais de medicamentos ou drogas e também de traumas psicológicos, o que não se pode considerar como coisa normal.
Mas o ser a prática uma coisa anormal não justifica o maltrato ao homossexual. Hoje eles estão conseguindo proteção jurídica. Nem tudo que é anormal pode ser considerado um mal.