Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63668 )
Cartas ( 21370)
Contos (13315)
Cordel (10367)
Crônicas (22592)
Discursos (3253)
Ensaios - (10814)
Erótico (13604)
Frases (52120)
Humor (20222)
Infantil (5672)
Infanto Juvenil (5033)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1388)
Poesias (141120)
Redação (3384)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2446)
Textos Jurídicos (1979)
Textos Religiosos/Sermões (6421)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->São Tantas Coisas Miúdas -- 15/05/2003 - 18:52 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


São Tantas Coisas Miúdas

(por Domingos Oliveira Medeiros)







Que o ex-Presidente do Senado, Sr. Jader Barbalho, não era nenhum santo, todos sabíamos. Entretanto, sempre achei exagerado o comportamento da imprensa, de modo geral, quando escolhe, determinado assunto, como sendo “a bola da vez”.



Não se falava mais em outro assunto, lembram-se? No caso do juíz Nicolau,; os anões do orçamento; os ladrões do INS o caso do Cacciolla, do banco Fonte Cidam; e tantas outras trapalhadas que foram, durante muito tempo, encenadas e demonstradas, exaustivamente, l pela mídia, de modo geral, enquanto produziam audiências.



Depois veio a novela Jader Barbalho, que entrou no ar logo após o término da dramática encenação passada no Senado, intitulada: o inviolável painel eletrônico. Tudo esquecido. Salvaram-se todos. Num passe de mágica.



Na verdade, o brasileiro não tem memória curta. A questão é que são muitos os escândalos, que entram e saem das páginas dos jornais, com a mesma rapidez com que se muda de camisa. E desse modo são esquecidos pela mídia; e, por via de conseqüência, por nós todos.



Por isso, sugiro que se crie um painel de informações, a ser colocado em local público, bem visível (Nas Rodoviárias, por exemplo) e do qual constem, entre outros itens, o nome do escândalo, o andamento do processo ou do inquérito, quanto foi roubado dos cofres públicos, (com atualização diária desse valor), quanto foi resgatado, quais as pessoas envolvidas, quantas foram punidas e o que está fazendo o governo para que tais fatos não mais se repitam.



Só desse modo, a população terá condições de acompanhar o desenvolvimento e o andamento dos mesmos. Ou, quando menos, ficar sabendo: quais se tornaram pizzas, com sobremesa de marmelada, parafraseando Boris Casoi (?), e quais .......bem, acho que não tem outros “quais”. Nem outras alternativas de resultados; pelo menos até agora.



Parece até o roteiro de um certo programa de televisão, que fez sucesso durante muito tempo, segundo o qual , e no final de cada história, o telespectador era convidado a decidir qual seria o seu final. .





Nem eu nem você poderíamos decidir. Não vale à pena ver de novo. Pois, na verdade, programas deste tipo, repetem-se , toda semana. A ponto de ninguém mais lembrar-se do penúltimo.



Do mesmo modo que os escândalos. Que acontecem no país, pelo menos, todo mês. E às vezes com o mesmo ator ou atriz. Para que o povo decida a respeito. Mas o tempo é curto. Surgem outros escândalos. A mídia muda de história. E assim não há memória que resista.







Domingos Oliveira Medeiros

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui