Usina de Letras
Usina de Letras
31 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63086 )
Cartas ( 21348)
Contos (13299)
Cordel (10354)
Crônicas (22574)
Discursos (3247)
Ensaios - (10629)
Erótico (13586)
Frases (51523)
Humor (20163)
Infantil (5580)
Infanto Juvenil (4924)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1386)
Poesias (141232)
Redação (3356)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2441)
Textos Jurídicos (1965)
Textos Religiosos/Sermões (6340)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->REFLEXÕES-3 -- 17/05/2003 - 22:15 (Pedro de Souza Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
NOTA IMPORTANTE PARA O LEITOR ANTES DE INICIAR A LEITURA DESTES TEXTOS

Os textos a seguir são o resultado de uma observação cuidadosa do fenômeno da vida e do universo que a envolve. A maioria das declarações a seguir é o resultado de conclusões subjetivas sobre assuntos específicos, produto de um trabalho mental, em que o autor tenta traduzir em palavras a visão psíquica que estaria tendo em determinado momento. Tendo em vista a complexidade de alguns desses assuntos, e a pouca habilidade do autor, um simples veículo condutor ou tradutor, em relatar com mais clareza a sua visão, roga-se ao leitor a repetição da leitura de cada texto, com a mente livre de qualquer dogmatismo religioso. Só assim, desta maneira, poderá, partindo do início, alcançar a mesma visão subjetiva aqui descrita pelo autor.

DO JULGAMENTO

Julgar uma ação qualquer de outro indivíduo, torna-se uma empreitada impossível, mesmo para a mente mais sábia, uma vez que a avaliação de cada fato ou ação cometida pelo outro, implicaria em que esse juiz tivesse a mesma visão do fato em julgamento, de dentro do mesmo universo e condições do autor da ação que pretende julgar. O que implica que somente o próprio indivíduo, comitente da ação, poderá ser o seu juiz.

Diante disto, nenhuma ação ou pensamento poderá ser qualificado como negativo ou positivo, maléfico ou benéfico do ponto de vista ético ou moral, não importando qual tenha sido ou poderá ser o seu efeito, se a mente que o produziu, assim não o considera e, em decorrência disto, não pesar em sua consciência individual.

Assim, em todo o Universo, cada mente irá ditar o seu comportamento em pensamento e ação, em função do seu nível de evolução, o que, em muitos casos, estará em dissonância com o pensamento ético e moral coletivo.

Assim, em decorrência da visão particular de cada pessoa, o peso de um acontecimento, por mais impacto que possua, pesará de forma diferente, para cada indivíduo do grupo envolvido no dito acontecimento.

DO UNIVERSO E DOS SERES

Lembre-se sempre de que dentro do processo de transformação contínua do Universo, o átomo mais simples que hoje pertence a uma célula do seu corpo físico, poderá ter sido parte integrante da matéria que compunha uma determinada estrela, planeta ou nebulosa no passado distante, e que este mesmo átomo, poderá pertencer à matéria de uma outra galáxia ou ao corpo de uma outra forma de vida no futuro, em qualquer parte do universo. A sua essência anímica, como todas as outras no entanto, continuará sendo como sempre foi, parte inseparável da imensurável Força Criadora Universal, que a tudo penetra e que gera todas as transformações.

O Universo é único, como a força que o mantém e o transforma continuamente. Como tudo pertence à mesma unidade, podemos sentir que esta energia infinita, parece confundir-se com a própria substância gerada, abrangendo assim toda a sua gama de manifestações, desde o bruto, palpável, por nós detectado através dos sentidos rudimentares, até as manifestações da sua energia superior, as quais não podem ser percebidas por aqueles sentidos.

Assim todos (os seres) somos unos naquela natureza e assim parte integrante do Todo e daquela energia.

Vendo desta forma, passamos a entender que a história do Universo como um todo, não estaria completa sem a nossa própria história ou a do verme mais insignificante. E o grau de importância de todos os seres é absoluto, pois, sem as suas existências e as suas ações como parte do Todo, junto com as existências e as ações de todos os outros componentes do Universo, este não existiria.

Você(como todos) é importante como parte do Todo e inexistente sem isto, assim como o Todo não existiria sem Você. Diante disto, podemos sentir que todas as transformações no Universo, se operam comandadas pela força mental resultante e gerada a partir da Energia Universal da qual fazemos parte, e assim eu e você também participamos no destino do Universo.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui