NOTA IMPORTANTE PARA O LEITOR ANTES DE INICIAR A LEITURA DESTES TEXTOS
Os textos a seguir são o resultado de uma observação cuidadosa do fenômeno da vida e do universo que a envolve. A maioria das declarações a seguir é o resultado de conclusões subjetivas sobre assuntos específicos, produto de um trabalho mental, em que o autor tenta traduzir em palavras a visão psíquica que estaria tendo em determinado momento. Tendo em vista a complexidade de alguns desses assuntos, e a pouca habilidade do autor, um simples veículo condutor ou tradutor, em relatar com mais clareza a sua visão, roga-se ao leitor a repetição da leitura de cada texto, com a mente livre de qualquer dogmatismo religioso. Só assim, desta maneira, poderá, partindo do início, alcançar a mesma visão subjetiva aqui descrita pelo autor.
ACERCA DO RESULTADO
Dentro do processo de soluções dos problemas quotidianos, o caminho que em princípio nos pareceria óbvio, mais simples ou intuitivo seguir, é justamente o que habitualmente desconsideramos, para atentarmos numa direção oposta, com soluções complexas, o que nos leva na maioria das vezes ao insucesso em nossas decisões.
DO CREADOR E SUAS QUALIDADES
A justiça, a bondade divina, como habitualmente concebidas pelo indivíduo humano, são mitificações convenientemente alimentadas pela mente, para evitar adentrar-se pela fronteira do desespero em suas aflições existenciais.
Isso cria de uma certa forma no ser, uma esperança permanente de uma realização que nunca será atingida, mas que lhe permite assim viver toda a sua curta existência.
Em decorrência do mesmo fato acima, a criação dessa divindade bondosa e de poder infinito, é uma outra abstração, originada pelo medo que toda criatura sente, diante da sua finitude como elemento físico. Assim, a criatura, criando o seu
próprio criador, o que é de certa forma paradoxal, sente-se como que protegida pela eternidade, o que seria outra concepção (a eternidade) que a maioria dos indivíduos é incapaz de assimilar, devido às limitações que possui, decorrentes do seu atual estágio de desenvolvimento mental.
Diante dessas coisas, temos que descobrir uma maneira de nos realizarmos (sermos felizes), mesmo conhecendo essa realidade. Assim, o único caminho que nos restará pela frente será trabalhar a mente, através da observação e da meditação, o que nos levará a não aquilatarmos maiores valores aos parâmetros que inexoravelmente comandam a finitude e todas as suas implicações, durante a nossa curta existência física.
DA MENTE
A mente, ou energia mental, é a única força criadora do Universo e, a sua liberação, é que origina as transformações de qualquer espécie. Assim todo acontecimento é possível, dependendo apenas do nível de energia liberado.
Vendo de uma forma global, percebemos que jamais poderíamos qualificar de boa ou má a Energia Criadora Universal, visto que é a única coisa realmente absoluta que existe, e para tal, adjetivos se tornariam impróprios.
Por ser absoluta, não poderíamos imaginar forças antagônicas e de igual poder, como o Bem e o Mal, ou Deus e o Diabo, coexistindo no Universo. Tais qualificações no entanto, possuem valores relativos e, são criadas por nossas mentes individuais, por conveniência e para satisfação de nossas necessidades ou interesses pessoais. O Bem e o Mal no entanto, existirão sempre na avaliação mental dentro do micro universo humano(universo relativo), enquanto o individualismo exacerbado existir.