Na década de sessenta, quando trabalhava na Agência do Banco do Brasil, em Campina Grande-PB - só havia uma - na Rua Marquez do Herval, de 12 às 18 h, certa manhã, fui ao consultório do Dr. Abdísio Prazeres, na Rua Maciel Pinheiro - Centro, e disse-lhe do mal estar que sentia(que colegas já me tinham dito ser ameba) e ele falou:"Vida agoniada é vida prolongada. Mas, vou pedir exames, e, então, vamos ver se é ameba mesmo ou outro problema."Dito e feito.
Quando voltei, dias depois, ele constatou a presença de ameba e passou um remédio chamado Enteromagma, que tem a aparência de leite de magnésia, mas, um gosto parecido com o de creolina. Não que já tenha tomado tal desinfetante, mas, pelo cheiro ou alguma gota que tenha posto na língua...
A verdade é que - graças a Deus e ao médico - o remédio funcionou muito bem, e, depois de algum tempo, estava livre da sensação de angústia provocada por aquele protozoário, que entra no mnosso organismo através da água: novos exames provaram a cura.
O fato é que, na Rainha da Borborema, dizem que o precioso líquido que abastece a cidade, captado no Açude de Boqueirão, é transmissor de ameba. Mas, com o uso de cloro, em quantidade adequada, o mal é combatido, sem efeitos colaterais.
Por isso, lembro com saudade do extinto Institutode Assistência e Pensões dos Bancários - IAPB, que, na época, era o único órgão que atendia a classe nauela cidade, onde não havia Serviço Médico do próprio Banco.
Embora isso de dizer que "vida agoniada é vida prolongada" é conversa fiada de esculápio, devo a Dr. Abdísio Prazeres o fato de ter me livrado do mal que me afligia e desejo-lhe tudo de bom!
Afinal, por uma associação de idéias, lembrei-me de Dr. Abdísio quando via o jogo Spor x São Raimundo, e um repórter perguntou ao médico amazonense se o nome dele era mesmo Remédio Leocádio. E ele respondeu que sim, que foi promessa da mãe dele a Nossa Senhora dos Remédios.
A propósito, em outra oportunidade, pretendo abordar a influência do nome da pessoa na sua profissão e/ou atividade.