A PREPOTÊNCIA AMERICANA
Os EUA continuam a tratar o resto do mundo como se fosse simplesmente um resto. Algo que não mereça a devida importância, a não ser por serem um mercado consumidor de seus produtos. Fora isso, o resto é o resto.
Não bastasse a invasão do Iraque de forma unilateral, produziu documentos falsos para induzir a opinião pública de que Sadam Hussein era uma ameaça e de que o Iraque seria capaz de usar armas químicas e biológicas. Armas essas que nunca foram e nunca serão encontradas. Agora os EUA resolveram retaliar os países que não derem imunidade aos militares americanos.
Isso não passa de mais um desrespeito às normas internacionais! Coisa que os EUA sabem fazer muito bem. Qual é o temor dos americanos? Que os seus militares venham a cometer abusos, como estão acostumados a fazer desde a guerra do Vietnã? Retaliar países que não derem imunidade aos militares americanos é só mais uma forma de contribuir para a impunidade. Ou será que para os americanos só os seus crimes são diferentes dos crimes dos outros?
Não, não é nada disso! A questão é que os EUA sentem-se tão poderosos militarmente que estão perdendo a noção de justiça. E a história está repleta de exemplos desse tipo: império egípcio, romano, otomano, austro-húngaro, entre tantos outros.
|