Usina de Letras
Usina de Letras
36 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63701 )
Cartas ( 21374)
Contos (13318)
Cordel (10371)
Crônicas (22596)
Discursos (3253)
Ensaios - (10823)
Erótico (13604)
Frases (52160)
Humor (20225)
Infantil (5679)
Infanto Juvenil (5039)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1388)
Poesias (141143)
Redação (3385)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2446)
Textos Jurídicos (1981)
Textos Religiosos/Sermões (6425)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->SOBRE A EXPRESSÃO ESCRITA (anotações) -- 27/06/2001 - 19:14 (José Pedro Antunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O objetivo da escola não é a formação, mas a seleção. Ao que parece, a aprendizagem do alfabeto

nos capacita para a seleção. Aprendem-se, sobretudo, as dificuldades de um idioma, porque são testáveis.



A escola, em absoluto, não quer ensinar um idioma. Quer, isto sim, torná-lo testável. "Eu, por exemplo, conheço todas as dificuldades da língua francesa, e mal consigo formular uma frase."



A invenção de uma palavra: LEGASTENIA, incluiu os problemas com a língua escrita no rol das doenças, se bem que curáveis.



Mas, sendo curável, porque não curá-la? Porque não erradicá-la, em definitivo, como se faz com as outras doenças curáveis? Por que não uma profilaxia?



Não se está interessado no uso da língua escrita, mas nos conhecimentos gerais sobre a escrita.



O uso não é passível de controle, não é testável.



O professor aceitou a escrita daquele aluno canhoto, estabelecendo uma distinção entre a ortografia e o conteúdo. Nesse momento luminoso de um professor de redação nascia o escritor suíço Peter Bichsel.



Hoje, como escritor, os problemas do aluno como que desapareceram, mas não por obra de algum empenho profilático por parte das autoridades competentes. É o próprio Bichsel quem relata: "Passaram a ser tratados como erros de impressão."



[Anotações de leitura de um texto de Peter Bichsel. É o primeiro dos cinco ensaios que compõem o livro "Frankfurter Poetikvorlesungen" (Aulas de poética em Frankfurt). Foram cinco aulas ministradas, em 1981, naquela cidade. Algo semelhante às conferências Norton, nas quais Calvino proferiu as suas "Seis propostas para o próximo milênio".]

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui