Quando eu debatia no Fórum “Globo.com”, em “Fenômenos Paranormais”, o espírita Sérgio Fonseca me fez dois importantes desabafos, os quais transcrevo fiel e integralmente a seguir.
1.º) Referente ao televisivo ex-programeco espírita “Ampla Visão”, apresentado pelo respeitado “espírita Alamar Régis Carvalho, da Rede Visão Espírita”, Sérgio Fonseca disse enfaticamente, em 04/11/2002, às 11h52, em resposta ao meu “AMEAÇA ESPIRITISTA”:
“CONHEÇO APENAS A REVISTA EDITADA POR ELE, CHAMADA VISÃO ESPÍRITA, DE CONTEÚDO DUVIDOSO. ALAMAR, NA REVISTA, FAZ O QUE INFELIZMENTE MUITOS ESPÍRITAS QUE VIRAM “ESTRELAS” FAZEM. CONFUNDEM A DOUTRINA COM SUAS IDÉIAS PESSOAIS. É ISSO QUE ENFRAQUECE O MOVIMENTO ESPÍRITA.”
2.º) Referente à revista “Além da Vida”, editada pelo também respeitado “médium psicógrafo, escritor e radialista espírita Nelson Moraes”, que têm entre seus colaboradores “encarnados” os respeitados espíritas Durval Ciamponi, o professor de física Carlos de Brito Imbassahy, o médico Nubor Orlando Facure, Francisco Muniz, entre outros, assim Sérgio Fonseca se pronunciou, em 04/11/2002, às 19h38, em resposta ao meu “THOMAZ GREEN MORTON”:
“QUANTO À REVISTA ALÉM DA VIDA, NÃO É UMA REVISTA ESPÍRITA. MISTURA VARIADOS ASSUNTOS E TENDÊNCIAS ESPIRITUALISTAS. POSSUI MATÉRIAS DESCABIDAS, MOSTRANDO FOTOS DE “APARIÇÕES DE ESPÍRITOS”. UMA DELAS, DADA PELA MATÉRIA COMO REAL, INCLUSIVE CITANDO O NOME DO ESPÍRITO MATERIALIZADO, É APENAS UMA SIMULAÇÃO FEITA PARA FINS DIDÁTICOS EM UM LIVRO EDITADO EM 1964, OUTRAS, MAIS SE ASSEMELHAM A PROBLEMAS DE FUNGO OU VAZAMENTO DE LUZ NA LENTE. ALÉM DO MAIS, AO INVÉS DOS LIVROS DOUTRINÁRIOS, FAZ PUBLICIDADE DE LIVROS DE AUTO-AJUDA.”
Se os próprios espíritas e congêneres não se entendem, como podem pretender que suas teorias, ou irrisórias charlatanices, muitas vezes alienantes, passem por verdades e podem nos ensinar? Pobre Brasil, até quando?
Só mesmo a Parapsicologia e o especialista padre Quevedo (www.clap.org.br) podem nos libertar de tantas fantasias. Vamos estudá-los?