O PRIMEIRO PASSO FOI DADO. E AGORA?
0000FF”>
O governo Lula obteve a sua maior vitória desde que assumiu o governo a oito meses. Nos últimos dois meses parecia que o governo Lula estava perdido e não teria forças para aprovar as reformas que enviara ao congresso. O mercado financeiro entendeu isso nos últimos dias e o dólar e o risco país dispararam, as bolsas de valores e os títulos da dívida pública desabaram. Era tudo que o governo temia.
Mas com a aprovação em primeiro turno da reforma da previdência, o governo Lula começou a mostrar a que veio. Além de conseguir aprovar o projeto, ainda foi aprovado um projeto melhor do que o projeto apresentado meses atrás. Pelo jeito, vamos ter muitas surpresas nos próximos meses. Resta-nos saber se serão boas ou ruins.
Depois de passar no primeiro teste, o governo certamente enfrentará um momento muito difícil com a onda de invasão no campo e nas cidades e agora com os protestos dos servidores públicos que farão de tudo para reverter a situação. Não será nada fácil e eu não gostaria de estar na pele do presidente e de seus ministros. O tempo vai esquentar de vez. Falta-nos saber como o mercado vai reagir a tudo isso. Essa será a grande dúvida!
|