Projeto de livro voltado para autores da internet entra na reta final
O projeto "Dez Autores da Web", que levará para o livro impresso escritores de blogs e sites literários, começa a ganhar contornos definitivos. Oito autores já tiveram seus nomes confirmados para integrar a antologia, cujo cronograma foi alterado para permitir uma leitura criteriosa dos textos sugeridos. Lançado há pouco mais de um mês, o projeto atraiu a atenção de dezenas de autores de todo o Brasil, congestionando a caixa de e-mails do editor Douglas Lara e obrigando-o a ler centenas de crônicas, contos e poesias.
O resultado que começa a se delinear é um trabalho de abrangência nacional, com predominância de autores do eixo Rio-São Paulo. Todos utilizam a internet para divulgar seus trabalhos, embora nem todos sejam o que se poderia chamar de "frutos da web", já que a experiência de muitos é anterior aos meios eletrônicos. "Alguns eu já conhecia. Outros, fiquei conhecendo graças ao projeto. No conjunto, formam uma excelente amostragem da riqueza literária presente na internet", analisa o editor e idealizador da antologia.
Estão confirmados, até agora, os nomes de Priscila de Loureiro Coelho, J. Koffler, Antonio Pedroso Junior, Rui Albuquerque, Ricardo Alfaya, Ivone Carvalho, Alípio José Valadão de Souza e do próprio Douglas Lara. "É um projeto apaixonante", explica o editor. "Pela qualidade dos que já aderiram, estou um pouco envergonhado de integrar este grupo de pesos-pesados. Mas não resisti à tentação de participar como autor."
Repercussão
Desde que foi divulgada, a idéia da antologia ganhou destaque no mundo literário da web, que é bastante povoado. Sites de influência nacional, como o Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), e até mesmo portais internacionais, como o Escena Cultural, da Espanha (www.escenacultural.com), abriram espaço para a idéia, permitindo que autores de outros Estados brasileiros e mesmo de outros países conhecessem o projeto.
O projeto original foi revisto, e agora, em vez de dez, cada participante terá direito a cinqüenta exemplares da antologia, que também será vendida através de um site especializado. Apesar da distensão do prazo para análise dos textos, o editor acredita que o cronograma original deverá ser mantido, e a antologia estará pronta em novembro.
No momento, enquanto define os nomes para as duas vagas restantes (o que deverá ser feito até o dia 27 de setembro, quando será encerrado o recebimento de textos), Douglas Lara providencia os trabalhos necessários à transformação dos textos virtuais em livro de papel. A metamorfose começou pelas mãos de um redator/revisor, encarregado de organizar a obra, e continua nos próximos dias, quando terá início a criação do projeto visual.
Os interessados em mais informações sobre o projeto podem entrar em contato com Douglas Lara pelo telefone (15) 227-2305 ou escrever para douglara@uol.com.br.