Embora muitas pessoas não saibam distinguir entre Espiritismo e Espiritualismo, podemos afirmar que existe uma grande diferença entre uma e outra doutrina.
Considera se Espiritualismo a doutrina que é o oposto do materialismo, portanto todas as religiões estão engajadas neste termo, porque todas possuem o mesmo princípio básico: Deus e a imortalidade da alma, o que não implica na crença da sua comunicação.
O Espiritismo enquadra-se na Doutrina Espiritualista, porque esta, sendo oposta do materialismo, aceita a existência do espírito, mas vai além, porque tem como crença também a comunicabilidade com o mundo corpóreo, como está escrito em “O livro dos Médiuns” 2ªparte, cap.1º de Allan Kardec.
Alguns termos vulgares são, utilizados pelas pessoas leigas, que não conhecem a doutrina espírita, tentando diferencia-las de outras religiões, também espiritualistas, são eles: “Espiritismo Mesa-Branca”, “Espírita Kardecista” , termos impróprios, pois não existem outros tipos de espiritismo senão aquele codificado por Allan Kardec.
A própria palavra “espiritismo, espírita ou espiritista”, foram termos novos criados por Allan Kardec, justamente para designar essa nova doutrina e diferencia-la da tão já conhecida doutrina “espiritualista”. Como ele próprio afirma na introdução de - O Livro dos Espíritos - :“Para designarem coisas novas são precisos termos novos”.
“O Espiritismo é uma doutrina científica, filosófica e religiosa. Ciência por que estuda, à luz da razão e dentro de critérios científicos, os fenômenos mediúnicos, filosofia, porque a partir dos fenômenos espíritas, dá-se uma interpretação da vida , respondendo questões como: “de onde eu vim?”, “o que faço no mundo?”, “para onde irei após a morte?”, e por fim, dizemos que é uma religião, porque tem como finalidade a transformação moral do Homem, retomando os ensinamentos de Jesus Cristo, vivendo o verdadeiro cristianismo na sua verdadeira expressão de amor e caridade” – panfleto campanha Eurípedes Barsanulfo.
Não existe nenhuma prática externa dentro da Doutrina Espírita, tais como: rituais, velas, cânticos, cerimônias, sacerdotes nem vestes especiais, o seu culto é o verdadeiro culto do coração, adorando a Deus em “espírito e verdade”.
O Espiritismo não se envolve em assuntos de ordem material, tais como: achar tesouros ocultos, adivinhações, bilhetes premiados, fazer milagres e nem conseguir casamento para quem quer que seja. Devemos estar sempre atentos contra falsos médiuns exploradores, que usam do título de “espíritas” para ganhar dinheiro e enganar as pessoas necessitadas.
O Espiritismo se preocupa em auxiliar as pessoas na questão moral quando elas se dispõem a trabalhar na sua própria reforma íntima, pois Jesus nos disse que nos deixaria a paz , “não a paz dos homens , mas a paz do Pai celestial”.