A CÂMARA DO COMÉRCIO é a mais antiga entidade de classe do Rio Grande do Sul e a quarta do Brasil. Em mais de século e meio de existência, a entidade esteve sempre a frente das reivindicações da comunidade e de toda a região, visando o crescimento de nossa economia.
São 156 anos escrevendo a história do desenvolvimento do Rio Grande. A entidade, sem dúvida, impulsionou o progresso do Rio Grande. No distante ano de 1844 a cidade era o pólo comercial, em função principalmente, do porto do Rio Grande. No início do século foi denominada de " Cidades das Chaminés", devido a pujança do setor têxtil, capitaneado pela saudosa fábrica Rheingantz.
A CÃMARA DO COMÉRCIO testemunhou e incentivou a implantação da Refinaria de Petróleo Ipiranga que, a partir de 1937, iniciou uma nova etapa de desenvolvimento para os rio-grandinos. Nos anos 70 acompanhou o crescimento do setor pesqueiro, consolidando-se no maior parque industrial do setor no país e lutou para que o Super Porto e Distrito Industrial se tornasse uma realidade.
O próprio edifício sede, construído no ano de 1942 já é, por si só, um testemunho da pujança da economia local na metade do século.