A língua portuguesa, bem como o Francês e o italiano, de origem neo-latinas, são formadas em média por cerca de duzentos e cinquenta , a trezentos mil vocábulos. Como uma língua viva se caracteriza pelo seu dinamismo, a cada dia vão surgindo os neologismos ( novos vocábulos ), que vão expandindo cada vez mais o glossário de um idioma.
Uma pessoa com formação de nível médio, em tese, lança mão de cerca de dez por cento do vernáculo, ou seja, trinta mil palavras de acervo cultural. Com esse potencial, o cidadão consegue se relacionar em praticamente todas as áreas da atividade humana. Da mesma forma que se diz que o homem utiliza menos de dez por cento de seu cérebro ( os que usam dez por cento são considerados gênios ), a maioria das pessoas sobrevive, com o mesmo índice linguístico. As línguas indígenas são bem mais compactas. Algumas línguas têm o seu universo girando em torno de poucas mil palavras. O nativo tem que se esforçar para se expressar dentro desse campo linguístico bem limitado. Afinal de contas, a vida tribal não possui a mesma complexidade da vida nos grandes centros. Os diálogos versam sobre a lua bonita, o rio, a pesca, o Deus sol, alguma lendas passadas de pais para filhos e assuntos diretamente ligados com a sua realidade. Com um conhecimento de umas poucas mil palavras, um índio tem uma vida normal. Se você levar um índio a um Shopping Center ,ou a um parque de diversões como a Disneylândia , êle terá grande dificuldade para narrar aos seus irmãos da aldeia, o que vivenciar. A sua linguagem é muito rudimentar para tanta sofisticação.
Com o passar dos anos, a nossa capacidade de expressão foi encolhendo de tal forma, que foram sendo criadas verdadeiras tribos urbanas, que conseguem se comunicar com um conjunto cada vez menor de palavras. Tomemos como exemplo os surfistas. O idioma praticado nas praias do Rio de Janeiro chega a ser de uma pobreza inacreditável. Em meio a uma turma, em mais de uma hora de bate-papo, só se ouve o seguinte: - “ Pô !”, “ Legal! ”, “Morô !” , “Chocante !”, “E aí Brô ! ”, “Sarado ”, “Demorô !” . Resumindo : com um pacote de umas trezentas palavras, você faz o maior sucesso entre a galera, Peixe !
Os jogadores de futebol já são nossos velhos conhecidos. Na frente de um microfone, conseguem se expressar com a mesma “magnitude ” de uma tribo do Alto – Xingu.
A conclusão que chegamos, é que se não nos policiarmos, poderemos nos transformar em índios do asfalto.
Cuidado pessoal ! A nossa língua está encolhendo .