A Academia Gurupiense de Letras realiza sessão solene neste sábado, às 20h, para empossar o escritor, pastor evangélico e teólogo João Gomes, na cadeira 21. A solenidade acontecerá no templo sede da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, localizado na avenida Santa Catarina.
Na oportunidade, o Grupo Musical Acordes Celestes irá fazer uma apresentação de música gospel e João Gomes também estará lançando o seu segundo livro, intitulado “As duas faces da religião”, publicado pelas Edições AGL, que é um selo editorial da Academia. No último dia 1º, João Gomes havia lançado em Formoso do Araguaia a segunda edição do livro “Passa de mim este cálice”, que teve o seu primeiro lançamento em meados de 1999.
João Gomes, o novo imortal da Academia Gurupiense de Letras é pastor evangélico e dirige a Igreja Assembléia de Deus do Setor Bom Sossego, na periferia de Gurupi. Nasceu em 12 de julho 1959, em Pedreiras, estado do Maranhão. Filho de Amadeu Filismino Rodrigues e de Maria Gomes Rodrigues, de origem humilde, viveu ao lado dos pais a quem dedicou toda a sua adolescência nas atividades laboriosas da vida no campo, ajudando na manutenção econômica de uma grande família.
Trajetória
Aos dez anos teve seu primeiro contato com a escola. A fome pelo saber era tão grande que em apenas um mês já lia e escrevia ainda que de forma elementar, tudo que estava aprendendo na magnífica carta do ABC. O jovem camponês, mesmo mal alimentado e mal vestido, alcançava as melhores notas no curso ginasial. Estava convencido de que quando não se tem oportunidade, se faz. O sistema educacional da época lhe excluía por duas razões: os livros didáticos eram comprados, e não havia merenda escolar, eu precisava justamente dessas duas coisas para ser feliz.
Aos 15 anos, por razões até então desconhecidas, disse que “conheceu Jesus Cristo” e que a carência de tudo, e mais particularmente o desejo pelo saber viabilizaram esse encontro. “Isso resultou na melhor coisa que me aconteceu” afirma, ressaltando que a Bíblia se tornou o seu instrumento de pesquisas, “pois ela é para o teólogo, o que as flores são para os homens que estudam a botânica, sua substância de fatos concretos”, garante.
Já aos 18 anos foi convocado para pastorear uma igreja vinculada à Convenção das Assembléias de Deus no Estado do Maranhão, junto a isso veio a necessidade de aperfeiçoamento dos conhecimentos teológicos iniciado pela Escola Bíblica Beriana, 1976 a 1980, na época patrocinada pela missão alemã, sob a coordenação do missionário John Pitter Colenda. Cursou ainda Teologia pelo Seminário Batista Norte do Brasil, com sede na cidade de Recife, em Pernambuco, no período de 1986 a 1990, e ainda os seminários Teológicos Paulo Leiva Macalão e Seifa, ambos ligados à Convenção Nacional das Assembléias de Deus Ministério de Madureira no Brasil. João Gomes reside em Gurupi desde 1998. Além de pastor, João Gomes é professor de Bibliologia, Homilética, História da Igreja, Teologia Sistemática e Filosofia da Religião.
----------------------------
Publicado no jornal "Folha Popular",de Palmas (TO), em 08/11/2003