PESQUISA REVELA QUE IGREJA CONTINUA SENDO A INSTITUIÇÃO DE MAIOR CREDIBILIDADE
Segundo pesquisa divulgada pela OAB a Igreja é a instituição de maior credibilidade. 74% dos entrevistados dizem confiar na Igreja; em segundo lugar está a Imprensa. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Toledo e Associados.
A pesquisa foi divulgada na segunda-feira (10/11/2003) pelo Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). O objetivo era enfocar a opinião pública sobre a Advocacia e o Judiciário.
Foram entrevistadas 1.700 pessoas das classes sócio-econômicas A, B, C e D, de 16 capitais brasileiras.
Segundo os dados, a instituição brasileira de maior credibilidade é a Igreja (74%), seguida da Imprensa (60%). Logo após vêm a Presidência da República (58%), a Advocacia (55%), o Poder Judiciário (39%), o Ministério Público (37%) e o Congresso Nacional (34%).
Como a pesquisa enfocava a Advocacia e o Judiciário, as razões negativas a respeito do Poder Judiciário advêm do fato de “haver muitos juizes envolvidos em escândalos, lavagem de dinheiro, corrupção, tráfico de drogas”, isso na citação de 35% dos entrevistados.
Ainda segundo a pesquisa, 47% acreditam (plenamente 7% e em parte 40%) na Justiça brasileira, enquanto 41% desacreditam (em parte 24% e plenamente 17%).
Os principais problemas brasileiros citados pelos entrevistados são: Desemprego (86%), Saúde (79%), Violência/Armas (67%), Educação/Escolas (57%), Casa própria/Moradia (41%).
Fonte: OAB (Brasília – DF, 14/11/2003 – 13:38)------------------------------------------------
LUIZ ROBERTO TURATTI.
------------------------------------------------
LEIA TAMBÉM:IGREJA CATÓLICA – A PRIMEIRÍSSIMA EM CREDIBILIDADE