Cidadania é uma atitude muito requisitada hoje em dia, mas possível apenas para poucos.
Para um povo sem memória, é muito difícil construir um futuro e mais difícil ainda é compreender o presente. Sem memória e sem cultura, a experiência humana torna-se pobre e amarga, deixando cada vez mais para trás a tão sonhada cidadania.
Algumas pessoas definem cultura como um modo de ser, de fazer e de pensar. Para outras, cultura significa ter contato com artes, universidades, informações que a própria sociedade onde vivem lhes proporciona.
Numa sociedade elitista, a cultura se restringe ao âmbito das obras espirituais e à criação artística.
Segundo José Ortega Y. Gasset, a vida é principalmente um conjunto de problemas essenciais diante do qual o homem responde com um conjunto de soluções. Como existem muitos conjuntos de soluções, então, existem muitas culturas e desta forma a vida cultural deixará de extrair coisas do depósito do passado para ser um estimulante para a criatividade e construção do futuro.
Quando falamos em cultura como potencializadora de valores, falamos em solidariedade, fraternidade, igualdade, liberdade e justiça.
Quando falamos em cultura como tradutora de valores, aí sim estamos falando na verdadeira cidadania.