993300>Bem... Eu penso em Brasil, fecho os olhos, e começo logo a ver um enorme plano verde pejado de amarelo com uma enorme bola azul ao centro. Atiro a cabeça toda para a descontracção e surgem-me belas mulheres em pelo magnífico como amazonas triunfantes sobre a vida.
A propalada urgência da "Fome Zero" confrange-me, mas a negrura angolana não me aparece no cérebro com caritas de meninos tristes com os deditos metidos na boca.
Como está deveras o Brasil?... Presumo que esteja, mais degrau menos degrau, como está Portugal, tomando em conta, claro, a proporção da complexidade que medeia entre 10 e 180 milhões de lusófonos. Não tenho atmosfera real para sentir o peso, o cheiro e o som da pressão envolvente.
Mas... Como estará deveras o Brasil para aqueles que arrastam a grilheta quotidiana do "se-paro-caio"? Um operário qualificado que trabalhe na construção civil ganha o suficiente para manter com tranquilidade a esposa e dois filhotes?
Quem dos Usineiros, num curto relance, me poderá descrever a situação da vida operária no Brasil, agora que Lula está à frente da grande legião do trabalho?
Palavra, gostava de saber como vai a atmosfera real brasileira.
Torre da Guia = Portus Calle
|