Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63466 )
Cartas ( 21356)
Contos (13307)
Cordel (10364)
Crônicas (22586)
Discursos (3250)
Ensaios - (10766)
Erótico (13601)
Frases (51968)
Humor (20212)
Infantil (5645)
Infanto Juvenil (5003)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141391)
Redação (3379)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2444)
Textos Jurídicos (1975)
Textos Religiosos/Sermões (6387)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->AS CANÇÕES NATALINAS -- 13/12/2003 - 16:10 (Luiz Carlos Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
É muito triste constatar, mas o fato é que, se deixarmos, o espírito de Natal transformar-se-á em simples apelo comercial. Há que façamos alguma coisa, pois isso já está acontecendo. Se prestarmos atenção, verificaremos que os meses que antecedem a data maior da cristandade são usados para se enfeitar nossas cidades com muitas luzes, cores, Papais Noéis e árvores enfeitadas para se vender mais. De tudo.



Mas esse cenário colorido, cheio de luzes, enfeitado com Noéis com barba falsa e roupa vermelha e árvores onde contrasta o colorido com o branco da neve também falsa para induzir a se comprar, não é, absolutamente, o espírito de Natal. Apenas consumo.



O verdadeiro significado do Natal quase não é lembrado: o nome da festa é usado, apenas, como propaganda para que compremos presentes, abusando dos signos a ela inerentes, como as árvores enfeitadas, os Papais Noéis, anjos e presépios. E canções.



As canções natalinas talvez devessem ser mais ouvidas, porque dizem muito e tocam a gente. Mas a verdade é que não damos a devida atenção às suas letras, e deveríamos.



Existe uma variedade bastante grande de canções de Natal. A maioria importada de outros países, mas elas existem. E se ouvirmos com atenção as suas letras, veremos que muitas delas contam a verdadeira história do Natal. São, quase todas, canções tradicionais e antigas que contam a trajetória do menino de Belém desde antes do seu nascimento, em uma manjedoura do meio do caminho, até se transformar no homem de Nazaré.



E ajudam, assim a criar o verdadeiro espírito de Natal. Aí sim, sabendo do real significado, poderemos dar presentes aos nossos entes queridos, enfeitar uma árvore e cantar juntos uma canção para comemorar o aniversário do menino que está nascendo - o nosso renascimento, a renovação da vida.



São canções como “Jingle Bells” – ou “Bate o Sino”, por exemplo, que nos lembram de um sino que anunciava o nascimento que é o motivo maior do Natal: “Bate o sino pequenino / Sino de Belém / Já nasceu Deus Menino / para o nosso bem”. Como também em “Natal das Crianças”: “Natal da noite de luz / Natal da estrela-guia / Natal do menino Jesus”.



Em “Silent Night” – Noite Feliz, a história é recontada, mais completa: “Noite feliz, noite de paz / Oh, Senhor, Deus de amor / Pobrezinho, nasceu em Belém. / ... / Oh, Jesus, que quiseste nascer / nosso irmão / e a nós todos salvar”.



E outras tantas canções nos enlevam e elevam o nosso espírito para que não percamos o verdadeiro sentido do Natal. Precisamos ouvi-las e entendê-las. Para que o espírito de Natal se faça em nós, genuíno, verdadeiro.



***************************







Para ler mais textos de natal - poemas, crônicas e contos, visite o Portal do Grupo Literário A ILHA - PROSA, POESIA & CIA. em

Http://geocities.yahoo.com.br/prosapoesiaecia

Http://paginas.terra.com.br/arte/prosapoesiacia

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui