Acabamos de ler em um Site dedicado ao grande compositor carioca Lamartine Babo(Lalá, para os íntimos):"Os clássicos do Lalá"; "O Teu Cabelo Não Nega", por exemplo, é uma das mais populares, senão a mais popular das marchas de carnaval já compostas."
Acontece que tal marcha é de autoria dos Irmãos Valença (também já falecidos), os quais - em vida - ganharam, na Justiça, o reconhecimento de que foram os verdadeiros autores de "O Teu Cabelo Não Nega" e, a partir da decisão judicial, passaram a fazer jús aos direitos autorais correspondentes.
Já lemos, em publicação editada no Rio,a opinião de um músico, sobre o assunto, que escreveu o seguinte:"O Teu Cabelo Não Nega" é de autoria dos Irmãos Valença. Mas, Lamartine Babo deu-lhe um molho carioca..."
Sabe-se que, na década de trinta, Lamartine esteve no Recife, fazendo parte de uma Companhia Musical que se apresentou no Teatro Santa Isabel. Então, procurado pelos Irmãos Valença, estes mostraram-lhe o esboço da letra de uma música com um título diferente de "O Teu Cabelo Não Nega"("O cabelo dela","O cabelo da mulata" - ou coisa que o valha): o Lalá levou cópia para o Rio e lá gravou "O Teu Cabelo Não Nega", sem, pelo menos, citar os compositores pernambucanos como co-autores...
Estes, naturalmente, recorreram à Justiça e tiveram ganho de causa, como dito linhas atrás.
Inclusive, vimos um dos Irmãos Valença, há anos (o segundo a falecer), dizer, com bom humor, que faturavam uma "ninharia" de direitos autorais...
Se fizemos estas observações, foi em nome da verdade, porque o Lalá foi grande demais... Mas, aconteceu e, "contra fatos não há argumentos"!